Como criar uma persona e ser mais assertivo nas redes sociais? Carol Massiere.
Como criar uma persona?
Seu negócio só existe para atender o seu cliente.
Por isso passar um tempo conhecendo e se aprofundando no comportamento dele vai ajuda você a eliminar suas inconsistências para tornar sua comunicação e produto o mais preciso possível.
Além disso, é uma maneira de prever como eles se comportarão e reagirão quando estiverem em contato com a sua marca.
Ou seja, não é que você só vai vender para pessoas com o perfil do seu cliente ideal, mas, desta maneira, você consegue focar num posicionamento bem definido que vai deixar muito claro o que seu produto oferece e quais benefícios vai gerar para quem consumi-los.
Entenda a diferença entre persona x público alvo: Aqui!
Duas maneiras de como criar uma persona:
Se você possui clientes:
Pode fazer entrevistas com eles e reunir características que eles possuem em comum. Para obter mais respostas crie estratégias de recompensas para quem responder ao questionário e busque não fazer questionários muito longos, visto que isto desmotiva os clientes a responder.
Outra dica bacana aqui, é observar o seu público, hoje você vende mais para homens ou mulheres? Qual a faixa etária deles? Renda média? Profissão, existe uma profissão mais específica que procura muito pelos seus produtos? Qual a região onde eles moram?
Respondendo essas perguntas você já possui uma boa base para criar a sua persona!
Se você não possui clientes:
Caso não possua clientes ainda, é importante criar uma persona também. Mas, sente caso você pode imaginar quem você deseja ter como cliente. Qual o perfil dessas pessoas, porque elas iriam se identificar com o produto e os benefícios que você vende?
Dicas extras para criar uma persona para o seu negócio:
- Comece amplo: género e faixa etária. Exemplo: mulheres de 25 a 39 anos.
- Depois limite as opções adicionando localização, profissão, salário e nível de educação.
- Pense quais são os interesses dessa pessoa, quais são os benefícios e valores que ela se identifica.
- Defina onde e como ela costuma gastar seu dinheiro.
Como criar a sua persona pode ajudar você a ser mais assertivo nas redes
Você sabia que ter sua persona definida pode ajudar você a ser mais assertivo aqui nas redes sociais?
Pois isso ajuda você identifica com mais facilidade as oportunidades de alcançar pessoas por meio de diferentes pontos de contato usando várias táticas.
Você também identifica que tipo de mensagem deve ser transmitida a essas pessoas, pois sabe o que elas gostam e onde elas querem chegar.
Além disso, você consegue identificar em quais redes sociais eles estão mais presentes!
- Defina sua persona.
- Crie conteúdos que deixam claro que os benefícios que você entrega são exatamente tudo o que elas esperavam. (temos um post que fala como criar conteúdo que engaja, se você tem dúvidas, não deixe de conferir!)
- Esteja presente onde elas estão e com quem elas admiram!
Para ser mais assertivo nos seus negócios, além de criar uma persona é importante ter um Plano de Negócios, pois desta forma você consegue ter uma visão ampla sobre onde está, onde deseja chegar e o que precisa fazer para chegar onde deseja. Confira nosso post sobre Business Plan como fazer?