Vamos falar hoje sobre como criar conteúdo que engaja, qual tipo de conteúdo postar em cada rede social e como montar uma grade de conteúdo.
Como criar conteúdo que engaja?
Criando conteúdos que engajam
Uma dúvida que tenho recebido bastante aqui, é como criar conteúdos que engajam!
E infelizmente não existe uma receita de bolo! É necessário muito teste e adaptar os conteúdos e formatos de acordo com o seu público-alvo e com aquilo que você está disposta a falar e fazer!
Nesta grade são alguns exemplos de conteúdos que entretem, inspiram, educam e convertem. Vamos entender um pouco mais sobre cada um desses itens e como podemos criar conteúdos que engajam, através desses quatro itens.
Entreter
O conteúdo que vai entreter é um conteúdo mais leve, divertido, que envolve o leitor e muitas vezes é um conteúdo com grandes chances de se tornar viral.
Aqui os vídeos são muito bem-vindos, com informações audiovisuais legais e utilização do storytelling, para contar histórias envolventes.
Os principais formatos para este tipo de conteúdo são: webséries, quizes, competições, virais (reels,memes), vídeos, jogos, etc.
Eu criei um formato de websérie, chamada Passaporte Feminino Japão, confira aqui.
Inspirar
Esse conteúdo está ligado as emoções, é aquele conteúdo que vai motivar e ajudar a sua audiência a se conectar com você!
Principais formatos de conteúdos que engajam nesses casos são exemplos, reviews, história de criação, quotes, etc.
Educar
Os conteúdos que educam são baseados em fatos ou informações técnicas. Porém para que este conteúdo engaje é necessário buscar passar a informação de uma forma mais simples, e menos técnica!
Esse tipo de conteúdo além de engajar, é importante para ajudar você a construir a sua autoridade.
Os formatos mais utilizados para educar são: infográficos, artigos, ebooks, newsletter, etc…
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Converter
Aqui é o conteúdo mais fundo de funil, onde você apresenta os resultados do seu produto, as suas soluções com o intuito de converter a sua audiência em clientes!
Aqui os formatos que mais vão bem são eventos online, lives, estudos de casos, checklist, depoimentos de clientes, etc.
Espero que essas dicas ajude você a criar conteúdo que engajem. E caso ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!
Qual tipo de conteúdo postar em cada rede social?
Bom agora que você já sabe como criar conteúdos que engajam, vamos ver em qual rede social é mais interessante postarmos cada conteúdo e porque!
Primeiramente pense, qual público você deseja alcançar?
Quando falamos em marketing digital e redes sociais, a primeira rede que nos vem à cabeça, provavelmente para a maioria das pessoas é o Instagram!
Porém, temos muitas opções quando falamos de redes sociais. Por isso, hoje trouxe aqui algumas redes sociais que eu estou presente e que acredito ser importante de acordo com o objetivo e o público que você deseja alcançar!
Segundo pesquisa da Forbes, estima-se que pessoas com mais de 55 anos estão cada vez mais engajadas na utilização do facebook.
Além disso, o Facebook é uma rede muito forte para criação de grupos, comunidades e páginas!
O que postar:
- Compartilhamento de ideias, notícias importantes ou relacionadas a entretenimento.
- Citações de músicas, livros, filmes…
- Publicações com dicas e tutoriais, principalmente em vídeos!
Youtube
Essa rede é muito Importante para busca no Google. Ou seja, foque em sanar dúvidas comuns da sua área.
Dica de ouro para esta rede: foque no título do seu vídeo. Pois é através dele que as pessoas vão encontrar o seu vídeo, ou não!
Pense como as pessoas buscariam por uma resposta no Google? Exemplo: receitas “Como fazer bolo de chocolate”.
O que postar?
- Vídeos educativos e tutoriais.
- Fazer lives e webinars.
- Vídeos de entretenimento, webséries…
Para ver meus vídeos no Youtube, clique aqui.
Hoje as pessoas compram das empresas e pessoas que elas se identificam, por isso é importante gerar conteúdos que estão de acordo com o seu propósito e com os valores da sua marca.
O que postar?
- Conteúdos relevantes no seu nicho (dicas, tutoriais, carrossel, reels…)
- Mostrar bastidores da sua empresa
- Utilize o Storytelling para gerar identificação com sua audiência e defender seus valores!
É como se fosse o seu currículo profissional. Aqui é uma plataforma mais formal, que vem crescendo e ganhando muito espaço. É importante mantê-lo sempre atualizado e se for interessante para a sua marca criar conteúdos relevantes por lá também.
O que postar?
- Conteúdos que contem histórias, cases, ou experiências profissionais.
- Crie espaço para discussões.
- Compartilhe artigos, infográficos relacionados a sua área.
Dica: ótima rede para fazer network e se conectar com pessoas da sua área!
Uma rede que vem crescendo muito! Super visual, onde os usuários buscam ideias e referências.
No Pinterest você consegue definir o seu branding através de imagem de uma forma muito fácil. Tem uma ótima entrega no orgânico e número de seguidores não tem muita relevância, o que é ótimo para quem está começando!
O que postar?
- Imagens bonitas que vão de acordo com o seu Branding.
- Listas, frases…
- Conteúdos que geram curiosidade.
Dica: aproveite os conteúdos que você cria para as outras redes sociais e adapte ele no Pinterest!
Site / Blog
Aqui é onde você vai ter a informação 360 graus, seu currículo, serviços, como entrar em contato com você.
É um contato mais frio, mas muito importante para buscas no Google. Por isso, invista em SEO.
O que postar?
- Artigos com conteúdos relevantes e buscáveis no google.
- Informações detalhadas sobre cursos, mentorias, consultorias, produtos…
Montando a sua grade de conteúdo
Criar conteúdos que engaja não é tarefa simples, e por vezes se torna desafiador. Porém existem algumas dicas que podemos seguir para nos ajudar, direcionar e tornar esse processo mais fácil. Dentre eles está a grade de conteúdo.
Hoje compartilho aqui alguns exemplos da minha grade de conteúdo. Isso ajuda muito no direcionamento dos conteúdos e também otimiza o nosso tempo!
Quando deixamos pré definidos formatos e uma grade de conteúdo, tudo fica mais fácil!
Como eu faço no meu perfil, a minha grade de conteúdos:
- SEGUNDA | INSPIRAR: Sempre busco trazer frases que eu me identifico, ou insights para inspirar. Segunda-feira inicio de semana, sempre estamos mais reflexivos, então é um bom dia para postar conteúdos que inspiram!
- TERÇA, QUARTA E QUINTA | CARROSSEL QUE EDUCA: Busco trazer temas atuais, dúvidas de seguidores ou alguma dor da minha persona que eu acredito ser útil e ajudar de alguma forma. Uma dica legal aqui é responder perguntas: “o que…”, “como…”
- QUARTA – LIVE “ACORDA ALICE” | INSPIRAR: Toda quarta-feira tem uma convidada no meu perfil para compartilhar a sua história de superação, o seu momento “Acorda Alice” e desta forma inspirar outras mulheres através da sua história e do seu momento. Para conferir essas histórias, clique aqui.
- QUINTA – PASSAPORTE FEMININO JAPÃO | ENTRETER: Toda quinta-feira sai um vídeo do Passaporte feminino, falando sobre o universo feminino e mostrando culturas diferentes, confira aqui.
Se você gostou desses exemplos e deseja salva-los: