Você sabe qual é a diferença entre público-alvo x persona? Hoje vamos falar sobre essa diferença e também como encantar o seu público-alvo.
Público-alvo x persona
Público-alvo x persona são dois conceitos muito comuns no marketing e saber a diferença entre eles e como desenvolver estratégias assertivas para cada um deles é a base para construir a sua marca, seja ela digital ou não.
Público alvo:
- É mais abrangente.
- Tem uma visão mais ampla e menos pessoal.
- Não busca sobre a personalidade.
- Tem uma visão geral sobre pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço em algum momento.
- Não especifica o comportamento dos clientes.
Persona:
- É mais específico.
- Visão detalhada, tem uma identidade definida (nome, profissão, hobbies).
- Define a personalidade.
- Possui maior entendimento sobre o ciclo de compras do cliente.
- Tem maior segmentação e personalização de conteúdo.
Público-alvo x persona na prática
Público-alvo:
Exemplo de público-alvo:
Ex: Mulheres, 25 a 35 anos, moram em centros urbanos, classe A e B, empreendedoras que tenham interesse em trazer seu negócio para o digital de forma autêntica.
Persona
Exemplo de Persona:
Ex: Fernanda tem 35 anos, divorciada, mãe de 3 filhos, se formou em direito e abriu seu próprio escritório especializado em direito de família.
Em seus casos Busca o bem estar das crianças, equilíbrio entre os direitos parentais, evita as brigas desnecessárias e tenta sempre a conciliação justa entre as partes.
Seu hobby é passear com os filhos e namorido, faz análise, usa o Instagram para entretenimento, inspiração e aprendizado, busca informação no YouTube, costuma receber amigos em casa, cuida da saúde e do corpo.
É amorosa, curiosa, criativa e um pouco caótica. Seu sonho é conhecer o mundo e poder oferecer aos seus filhos uma educação de qualidade.
90% do seu consumo é pela internet, através de indicação, marcas que ela já conhece e entrega rápida. ( colocar a foto da “Fernanda” de fundo)
Sabe da importância de trabalhar a sua marca digital mas tem dificuldade em começar. Busca uma comunicação autêntica, verdadeira e sem muita exposição.
Itens para ser avaliados:
- Características físicas, psicológicas;
- Tipo de conteúdo que costuma consumir;
- Atividades que realiza na vida pessoal e profissional;
- Escolaridade;
- Desafios e dores;
- Objetivos;
- Como você ou a sua empresa podem ajudar?
Esses são exemplos práticos de como você pode fazer para definir seu público-alvo e persona.
Quando entendemos quem é o nosso cliente ideal, e criamos estratégias e conteúdos que são específicos para aquele público, somos mais assertivos!
Como encantar o seu público-alvo?
Agora que você já entendeu a diferença entre público-alvo e persona e já viu exemplos, vamos aprender como encantar o público-alvo.
Mais do que vender, acredito que devemos nos conectar com o nosso público-alvo ?
Quando conseguimos nos conectar com nosso público-alvo, tudo fica mais fácil, mais leve e a venda ocorre, sem precisar de propagandas massivas ou apelações!
Como eu sempre falo por aqui, as pessoas buscam muito mais do que produtos, elas buscam experiências, soluções e relacionamento. ?
Compartilho aqui algumas dicas para ajudar você a encantar o seu público alvo!
Entenda as dores atuais deles:
Os seus conteúdos, produtos, ofertas, vantagens, precisam estar alinhados com as dores do seu público-alvo. Por isso é importante conhecer sua audiência, quais são as dores atuais, maiores dificuldades.
Para que desta forma você possa criar estratégias que vão encantá-lo.
Pesquise para onde eles estão indo e chegue na frente
Pesquisar sobre os interesses, tendências, desejos do seu público-alvo, vai facilitar a sua vida. Saber onde as pessoas desejam chegar, faz com que você tenha uma vantagem e esteja na frente da sua concorrência.
Gere valores que façam a diferença
Qual é a transformação que o seu produto / serviço oferece? Para encantar o seu público-alvo é necessário gerar valores que façam a diferença na vida deles, que realmente causem uma transformação!
Surpreenda!
Marcas que são capazes de surpreender o seu público-alvo saem na frente da concorrência, pois estão oferecendo algo além do que o seu cliente estava procurando.
Como surpreender? Pode ser uma condição especial, um brinde, uma ligação. Tudo depende do seu modelo de negócio e das necessidades do seu público-alvo.
Entregue além da expectativa:
Valor agregado, cada vez mais as marcas estão investindo em oferecer um algo a mais, isso se chama entrega além da expectativa.
Quando a sua marca entrega além da expectativa, você está não apenas fazendo uma venda, mas fidelizando o seu cliente!
Sem dúvidas isso vai encantá-lo.
Concluindo sobre público-alvo e persona
A coragem de não agradar a todos é o que te posiciona, te diferencia dos concorrentes e encanta seu público-alvo!
Quando tentamos agradar a todos, acabamos deixando quem de fato importa confuso, perdemos nossa identidade, a paixão em nossas crenças e a firmeza de um propósito.
A dica aqui é a seguinte: foque no que te faz vibrar, tenha em mente com quem você está falando (sua persona) e acredite na transformação que você vai causar! ???♀️
Leia também:
Como construir uma marca forte.