Você conhece os arquétipos de marca? Hoje vou ajudar você a descobrir qual é o arquétipo da sua marca e como isso pode ajudar você comunicar a sua mensagem!
Se você não sabe o que são os arquétipos de marca, temos um post bem com completo explicando tudo sobre os 12 Arquétipos de Jung, confira. Neste post, relacionamos os arquétipos de Jung com personagens de filme, para ficar mais fácil de você se identificar!
Os arquétipos de marca vão auxiliar você a fortalecer a sua essência e criar ofertas que vão além de simplesmente ter um produto e usar gatilhos de venda. Também gera reconhecimento da marca no mercado, se destaca dos demais e cria pontes de conexão genuína entre você e a sua comunidade.
Cada vez mais as pessoas estão cansadas de ofertas vazias, com discursos rasos, onde o que realmente importa são as vendas e lucros em cima das pessoas. Por isso, é importante você investir nos seus valores, crenças, propósito e utilizar recursos como os arquétipos de marca, para comunicar a sua mensagem!
Como descobrir o Arquétipo da minha marca?
Aqui estão algumas perguntas para ajudar a você encontrar o arquétipo da sua marca.
- Qual é o seu propósito? Qual propósito da sua marca?
Ex: Criei a minha empresa para ajudar mulheres a contar a sua história e dessa forma ajudar outras mulheres que estão passando pelo mesmo.
2. Quais influencias culturais são mais fortes para você?
Ex: Forte influência dos anos 90.
3. Qual valor principal gostaria de compartilhar com a sua marca?
Ex: Quero que as mulheres valorizem as suas histórias.
4. Qual impressão você deseja passar às pessoas?
Ex: Inspiração! Passe essa impressão em tudo que criar através da sua marca.
5. Qual seu estilo de liderança?
Ex: liderança mais estratégica, carismática, democrática, autocrática? Defina o seu estilo e aquele que vai de acordo com a imagem que você deseja transmitir.
6. Qual seu tom de voz?
Ex: Você é mais calma, ou mais agitada? Gosta de explicar com mais detalhes ou vai direto ao ponto? O conjunto dessas respostas indicam o seu tom de voz. E também quais elementos de comunicação você deve trabalhar!
7. Qual é o seu maior medo?
Ex: medo de não ser ouvida, ou medo de não prosperar. Descreva seus medos, para que você possa entender e trabalhar neles.
8. Qual seu lema / manifesto?
Ex: proporcionar liberdade para mulheres, ou ajudar mães a empreender.
9. Como marca, qual seu objetivo principal?
Ex: Aquilo que você mais deseja como marca, pode ser reconhecimento no mercado, etc.
10. Qual transformação / ajuda que você fornece às pessoas?
Ex: Transformar histórias simples em narrativas que encantam seus clientes. Aqui foque em uma transformação maior que a sua marca fornece.
Concluindo
Depois de responder essas perguntas, revise os 12 arquétipos que postamos aqui e defina qual se encaixa melhor com as suas respostas.
Dica: avalie se o seu arquétipo está ENALTECENDO a sua marca!