Você já ouviu falar da Sophia Amoruso?
Sophia apesar de todos seus altos e baixos, conseguiu construir uma marca pessoal forte e influenciar muitas mulheres através da sua própria história.
Em sua autobiografia ela diz que o tempo que você gasta focando em outra pessoa é melhor gasto em você mesmo. Ou seja, “Seja o seu próprio ídolo”.
Nasty Gal foi uma empresa feminista, fundada por ela, com o objetivo de encorajar mulheres a serem e fazerem o que quisessem. Sophia nunca culpou homens pelas dificuldades encontradas ao longo do caminho. Ela sempre acreditou que as mulheres também podem fazer o que entendem ser correto, serem quem elas quiserem.
Por isso compartilho aqui um pouco da história dela, que foi um exemplo de protagonismo e reinvenção, assuntos que sempre trago aqui.
Espero que gostem e possam se inspirar ?
História Sophia Amoruso
Sophia Amoruso
Sophia nasceu em 20 de abril de 1984, na cidade de San Diego, no estado americano da Califórnia. Ela nunca foi uma adolescente super dedicada aos estudos, adotando sempre um estilo mais rebelde.
Com isso, obteve seu primeiro emprego aos 15 anos em uma loja do Subway. Porém, o trabalho acabou não sendo bom para ela, pois a mesma desenvolveu TOC durante esse tempo e acabou pedindo demissão.
Sophia trabalhou em diversos empregos temporários, porém ela não conseguia se adaptar muito bem com a rotina. Portando, ou era demitida ou pedia demissão.
Quando tinha 17 anos seus pais se divorciaram e também foi quando ela decidiu ir morar sozinha. No entanto, foi nesse período que ela começou sua “preparação” para o seu protagonismo e reinvenção.
Primeiro empreendimento
Aos 22 anos de idade Sophia precisa fazer uma cirurgia para operar uma hérnia, nada grave. Porém após a cirurgia, a mesma ficou com muito tempo livre em casa e foi durante esse tempo que ela teve a incrível ideia de criar uma loja no eBay.
Primeiramente Sophia criou sua loja online, sem grandes pretensões. Inicialmente ela vendia algumas peças de roupas suas, estilo vintage e também de brechós que ela frequentava e revendia.
Assim nasce a Nasty Gal, que futuramente se tornou uma das maiores lojas do mundo no ramo de roupas e acessórios.
No inicio, Sophia fazia tudo sozinha. Ela mesma procurava as roupas, lavava, passava, quando necessário fazia pequenos reparos, fotografava, editava as imagens, postava, fazia as vendas e fazia os envios. Ás vezes, ela contava com a ajuda da sua mãe, porém na maioria das vezes fazia tudo isso sozinha!
Nasty Gal
Sua lojinha criada sem “grandes pretensões” foi nomeada Nasty Gal Vintage. Logo sua loja ficou popular entre os consumidores do eBay e também dos fashionistas, que gostavam de se inspirar no seu estilo mais hippie.
Finalmente Sophia estava vendo seus negócios dar lucro, e muito lucro. Foi então que ela decidiu criar seu próprio site e montar sua estrutura própria.
Sua empresa chegou empregar mais de 300 pessoas, abriu duas lojas físicas em Los Angeles e logo nos primeiros 5 anos de atividades, passou de um faturamento $223.000 em 2008, para $23 milhões em 2011.
Sendo assim, Sophia Amoruso criou um verdadeiro império da moda. Algo quase inacreditável para uma menina “rebelde”, que não cursou faculdade e foi desacreditada por muitos.
A menina introvertida
Apesar de introvertida e pouco simpática, Sophia criou uma marca pessoal forte nas redes sociais. Com seu estilo vintage ela conquistou a mente e o coração de várias mulheres comuns que também queriam abrir um negócio alternativo bem sucedido.
Sophia virou uma heroína para muitas mulheres e a partir daí qualquer produto que lança é extremamente bem sucedido.
Sophia Amoruso a Girl Boss
Em 2014, Sophia é CEO de um negócio com faturamento anual de mais de 100 milhões de dólares, ela está no auge da sua carreira. Lançou sua autobiografia, que veio a ser um New York Times best seller, o Girlboss.
A expressão Girlboss, criada por Sophia, usada na sua autobiografia e também na sua série na Netflix, na sua tradução literal significa “garota chefe”. Também pode ser entendida como “garotas no poder”.
No entanto, apesar do enorme sucesso, após uma queda significativa nas vendas, sua empresa Nasty Gal declarou falência no final de 2016. Sendo vendida no inicio de 2017 para uma empresa britânica, e assinando um contrato de proteção após falência.
Sophia se reinventa
Em 2017, após a falência da Nasty Gal, e do fracasso da sua série no Netflix, Sophia se reinventa uma vez mais. Ela cria uma empresa chamada Girboss Media, voltada a criação de conteúdos editoriais, vídeos, podcasts.
Sua empresa é destinada principalmente ao público feminino. Girlboss se tornou um movimento de inspiração e empoderamento de diversas mulheres.
Também é uma forma de mostrar para as mulheres que elas são capazes de fazer e conquistar tudo o que almejarem, independente do que os outros pensem ou digam.
No final de 2019, Sophia vendeu muito bem sua parte da empresa.
Sophia Amoruso hoje
Depois de vender sua parte da girlboos, Sophia passou a dar uma mentoria online, chamada Bussiness Class.
Na sua mentoria online, ela ensina mulheres a como iniciar seu próprio negócio.
Também nos ensina com a sua história que o importante é não parar e sempre se reinventar! E aprenda com seus erros e acertos.
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Como o assunto hoje foi sobre como Sophia Amoruso se reinventou, veja esse post com 7 dicas para Reinventar se – Carolina Massiere.