Hoje vamos falar sobre os 12 arquétipos de Jung, para que servem e qual a sua importância.
Para que servem os Arquétipos
Resumindo, é um modelo ideal, um conjunto de crenças, características, informação e energia que determinam as regras que a nossa mente irá seguir. ??♀️
Já aconteceu de você ler uma história que se passou há muitos anos e, de repente, se identificar com o personagem? Isso ocorre por conta dos arquétipos.
Por isso é importante comunicar muito bem seu arquétipo na construção da sua marca pessoal para que as pessoas se identifiquem inconscientemente e criem um senso de pertencimento com a sua marca!
Relacionando os Arquétipos de Jung com personagens de filme
O EXPLORADOR
Atributos: aventureiro, incansável, independente, busca realização, mudança, novas formas de viver, excitação e um mundo melhor. Valoriza a liberdade, o individualismo e a autossuficiência. Está sempre em busca de novas experiências.
Pontos fortes: viver de acordo com a sua verdade.
Limitações: por conta desse desejo de explorar, teme se sentir preso e viver uma vida sem o novo. Também corre o risco de explorar sem ter um rumo definido e viver sem um propósito maior.
Exemplos de marcas: The North Face, GoPro, Red Bull, Jeep e Land Rover.
O AMANTE
Atributos: apaixonado, sensual, sedutor, erótico e segue suas emoções. Seu foco está em se relacionar seja na amizade ou no amor, valoriza a intimidade e a experiência. Tem como principal estratégia tornar-se um indivíduo cada vez mais atraente de forma física e emocional.
Pontos fortes: paixão, compromisso e gratidão.
Limitações: por conta do desejo de agradar, pode correr o risco de agir contra a sua própria personalidade.
Exemplos de marcas: Victoria’s Secret, Magnum, Häagen-Dazs, Coco Chanel e Dior.
O SÁBIO
Atributos: filosófico, busca a verdade, valoriza a sabedoria e a objetividade. Deseja entender o mundo através da busca pelo conhecimento e da autorreflexão. Para isso, usa sua inteligência para analisar e entender as coisas.
Pontos fortes: inteligência e sabedoria.
Limitações: sua fixação pelo estudo pode levá-lo a se concentrar muito na teoria e se esquecer de agir.
Exemplos: PBS, Harvard University, TED e Google.
O REBELDE
Atributos: revolucionário, rebelde, e quebra as regras. Vive de acordo com o que acredita, mesmo que seja totalmente contrário ao que a maioria segue. Seu grande objetivo é mudar as coisas que não funcionam mais, realizando uma verdadeira revolução.
Pontos fortes: a busca pela liberdade.
Limitações: sua sede por liberdade e mudança pode levá-lo a escolher caminhos escusos e perigosos.
Exemplos de marcas: Virgin, PayPal e Harley-Davidson.
O CRIADOR
Atributos: artístico, criativo, inovador. Acredita que tudo aquilo que pode imaginar, é capaz de realizar. Se esforça em criar algo novo que vá durar; valoriza a autoexpressão e o que dá prazer estético.
Pontos fortes: criatividade e imaginação.
Limitações: excesso de perfeccionismo.
Exemplos de marcas: Pixar, Sony e Lego.
O GOVERNANTE
Atributos: poderoso, autoritário, dá ordens. Luta para estar no poder, assumir a liderança. Valoriza a ordem, a harmonia e a eficiência.
Pontos fortes: liderança e responsabilidade.
Limitações: excesso de autoritarismo, o que gera uma grande dificuldade em delegar tarefas.
Exemplos de marcas: Rolex, IBM e Microsoft.
O CUIDADOR
Atributos: altruísta, compassivo, simpático, benevolente. Oferece apoio aos necessitados e vulneráveis. Seu grande desejo é ajudar as outras pessoas e, por isso, teme quando uma situação delicada se aproxima, porque deseja sempre o melhor para todos.
Pontos fortes: generosidade e compaixão.
Limitações: fraqueza e os riscos de ser explorado por aproveitadores.
Exemplos de marcas: Johnson & Johnson, Dove e Pampers.
O INDIVÍDUO COMUM
Atributos: simples, mundano, não busca conflitos. Prefere a simplicidade à sofisticação, é averso ao luxo. Busca o nivelamento entre todos, independentemente de classes social, econômica, de cultura, de gênero. Acredita que todos somos iguais, mas únicos.
Pontos fortes: empatia e forte senso de realidade.
Limitações: tende a desperdiçar tempo e energia em relacionamentos superficiais apenas para se encaixar.
Exemplos de marcas: GAP, eBay, Target, Havaianas e Skol.
O TOLO
Atributos: Deseja viver o momento ao máximo sem se preocupar com o que as outras pessoas irão pensar. Seu maior desejo é viver cada momento com prazer, sempre considerando que cada instante é único, e teme se sentir entediado ou entediar os outros. Também é chamado de: brincalhão e comediante.
Ponto forte: alegria.
Limitações: perde muito tempo com coisas sem muita relevância.
Exemplo de marca: Skol
O MÁGICO
Atributos: busca unir conhecimentos ocultos a religiões, ciência e tecnologia a fim de compreender o universo. Tem como maior objetivo transformar sonhos em realidade, porém, teme que atos não intencionais tragam consequências negativas. Também é chamado de inventor, visionário e curandeiro.
Pontos fortes: o dom de encontrar soluções positivas para toda a sociedade.
Limitações: seu grande conhecimento em relação a áreas diversas pode torná-lo manipulador.
Exemplos de marcas: Disney, Mary Kay e Intel.
O INOCENTE
Atributos: deseja a felicidade e acredita que é possível construir um mundo melhor para todos, em que todos possam ser quem desejarem. Para alcançar seu objetivo, procura sempre fazer o que é certo, por isso, tem medo de agir de forma errada e sofrer uma punição. O inocente também é chamado de ingênuo, utópico, romântico e sonhador.
Pontos fortes: otimismo e fé.
Limitações: seu excesso de ingenuidade pode ser visto como entediante pelas outras pessoas.
Exemplos de marcas: Dove, Coca-Cola e McDonald’s.
Concluindo
Os Arquétipos de Jung são um assunto bastante vasto e interessante, que podem e devem ser explorados na construção da sua marca!