Primeiramente vamos entender o que é DNVB, quais são suas vantagens e o que podemos aprender com essas marcas. Esse modelo de negócio ainda é pouco falado aqui no Brasil, porém já é sucesso nos EUA!
Durante a pandemia já percebemos muitas marcas fazendo essa transição no offline para o digital. Porém existem algumas marcas que já nascem digitais, elas são chamadas de DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Hoje vamos explicar o que é uma DNVB, quais são suas vantagens e desafios. Também vamos explorar uma DNVB de sucesso para exemplificar melhor essa marca digital!
O que é uma DNVB?
DNVB – Digital Native Vertical Brand. Uma DNVB é uma marca que nasce online, vendendo e despachando seu próprio produto, tudo online! Esse termo DNBV, surgiu em 2016, por Andy Dunn, fundador da Bonobos.
Bonobos, é uma loja de roupas masculina que vende online, no entanto possui showrooms para apoiar a experiência do cliente. O cliente faz a compra online, porém pode ir até os showrooms para realizar ajustes, caso necessário!
Sendo assim, podemos observar que as DNVB’s não são apenas marcas que nascem digitais. Sem dúvidas, esse não é o o único diferencial delas! As marcas que seguem esse conceito são focadas principalmente na experiência do cliente. Além disso essas marcas interagem, realizam transações e investem em contar histórias para seus cliente. Com isso, criam uma conexão muito forte com o cliente e consequentemente uma comunidade muito engajada!
Embora essas marcas tenham nascido digitalmente, não significa que elas não possam buscar espaços físicos. Pois essa é uma forma dessas marcas se conectarem ainda mais com os seus clientes!
Quais as vantagens de ser uma DNVB?
Por ser uma marca fora do convencional, elas não enfrentam inúmeros problemas que o varejo tradicional possui, como por exemplo:
- Competir por preço.
- Baixas margens.
- Relação instáveis com os clientes.
- Intermediários nas vendas.
- Falta de comunicação com o consumidor.
Para as DNVB’s, todos esse problemas são solucionados, porque elas focam na construção de uma marca forte, que possui um propósito e focada 100% na experiência no cliente!
Outra vantagem é a comunicação, a marca desde o início se comunica com o cliente através do online, por isso ela sabe como se posicionar no digital. Estar presente no digital e saber se posicionar, se colocando a disposição para promover uma experiência ao seu cliente, solucionando e atendendo ele de forma rápida e eficiente ajuda e fortalece a marca!
Exemplo de DNVB para você se inspirar!
Hoje vamos explorar a Anine Bing, uma DNVB do nicho de moda minimalista.
Quem é Anine Bing?
Anine Bing é uma marca de moda minimalista, com sede em Los Angeles, fundada em 2012 por Anine Bing, fundadora e diretora de criação, e Nicolai Bing, fundador e diretor executivo.
Como ela começou?
Começou trabalhando na indústria de moda durante sua adolescência como modelo. Ela começou um blog muito cedo, e escreveu nele por 9 anos, ganhou muitos seguidores através dele. Em 2010 quando o Instagram, ela logo passou usar essa rede e dois anos depois lançou sua marca própria, através das mídias sociais!
Sua primeira coleção!
Anine Bing, soube aproveitar suas mídias sociais, ela sempre esteve presente, soube se posicionar e quando lançou sua primeira coleção minimalista, foi um sucesso! Sua primeira coleção foi: dois pares de denim, uma camiseta branca e uma jaqueta de couro preta. Bing sempre falou muito em suas mídias sociais sobre o minimalismo e sua primeira coleção estava de acordo com o que ela falava!
Propósito da marca?
Como citamos acima, as DNVB’s são marcas que nascem digitalmente, porém com um foco na experiência do cliente e com um propósito! O propósito da Anine Bing é criar roupas essenciais modernas que inspirem as mulheres a se sentirem confiantes e capacitadas, sem perder horas na frente do guarda roupa, escolhendo uma roupa!
Como está a marca hoje?
Hoje Anine Bing possui mais de 300 pontos de vendas e 15 lojas conceito da marca, nos EUA, Reino Unido e Europa. Os principais varejistas incluem Nordstrom, Bloomingdales, Selfridges’s, Le Bon Marche, Net-a-Porter entre outros.
E ai gostou de conhecer um pouco mais sobre o que é DNVB, e sobre a história da Anine Bing?
Espero que goste e possa se inspirar nesse conteúdo, para ficar por dentro de todas as novidades nos acompanhe nas nossas redes sociais. Carol Massiere!