Estamos falando muito sobre Branding e Marca Pessoal, e como isso reflete na empresa como um todo: cultura, valores, mensagem a ser passada… Criar uma marca e saber como se destacar na multidão não é uma tarefa muito simples mas com consistência e planejamento é possível sim!
A Marca Pessoal é a marca que deixamos nos outros e a memória que eles têm de nós. Já o Branding é processo de criação da nossa marca. A gestão da nossa Marca Pessoal e Branding, irá nos proporcionar de se destacar na multidão.
Dicas de como se destacar na multidão
Primeiramente é importante entender porque devemos se destacar da multidão, para depois sabermos como se destacar na multidão. A exposição na mídias sociais pode ser a maior razão para isso. Atualmente cada vez existem mais pessoas no mercado digital, e se destacar em meio a esse crescimento é primordial para se manter no mercado.
1. O que a sua marca é e o que ela não é?
Antes de tudo é necessário entender que uma marca não pode ser tudo, para todas as pessoas. Tão importante quanto saber o que é a sua marca, é saber também o que ela não é. Por isso, é necessário encontrar um nicho, definir um público alvo e deixar bem claro para a sua comunidade quais são os seus valores.
2. Qual é a história da sua marca?
Quando a sua comunidade entende o seu porquê, a chance das pessoas se identificarem com você e passarem a indicar o que você faz é muito maior. Você já contou a história da sua marca? Qual é o porque atrás da sua marca? São as suas histórias, e tudo que aconteceu durante a sua trajetória, que transformaram na pessoa que você é hoje. No entanto saber contar elas é essencial para conectar as pessoas a sua marca!
3. Foque na experiência do cliente!
A experiência do cliente deve estar presente em cada detalhe. Crie uma experiência inesquecível que esteja ligada a mensagem que a sua marca deseja passar. O que o seu cliente aprendeu ou viu no seu perfil que teve vontade de contar para a família, amigos e colegas de trabalho? Como você faz o seu cliente se sentir dentro da sua comunidade?
4. Distribua a sua mensagem
Crie canais de comunicação que espalhem a sua mensagem. Esteja presente no online e no offline, de forma que ambos os canais fortaleçam a sua voz. Criar conteúdos e distribuí-los é uma das maneiras mais eficientes de construir a sua marca e conquistar a confiança do seu público. Em vez de tentar convencer as pessoas de que você pode ajuda-las, busque criar conteúdos que realmente ajude-as.
5. Esteja aberto a mudança!
Por fim, esteja aberto a mudança! No último ano percebemos o quanto isso é importante: adaptar-se as mudanças, estar aberto ao novo, evoluir e manter-se em crescimento.