Hoje vamos falar sobre o que é storytelling e como podemos usá-lo na prática.
O Storytelling no Marketing de Conteúdo
Você sabia que a sua própria história pode ajudar você a se conectar de forma autêntica e significativa com sua audiência?
Hoje o storytelling é uma ferramenta muito utilizada no marketing de conteúdo (que busca envolver e influenciar uma ação da audiência através de conteúdo) para passar uma Idéia através de uma narrativa que envolva, que tenha significados e aprendizados.
As marcas investem muito para criar histórias que pareçam verdadeira para conseguir transmitir com mais clareza a identidade da marca, se humanizando e assim conseguir mais conexão com seu público.
Já você, que está buscando administrar sua marca própria, tem toda uma história de vida nas mãos que se bem contada pode vir a criar laços fortes com seu público. Não perca esta oportunidade e aprenda neste artigo o que é storytelling e como utilizar ele na prática!
O que é Storytelling?
Significado de Storytelling
Story significa história e telling, contar. Ou seja, Storytelling ao pé da letra é basicamente a arte de contar histórias.
Storytelling é a habilidade de contar histórias, utilizando uma boa narrativa, que é capaz de envolver o leitor.
Essa técnica pode ser utilizada na produção de conteúdo, em vendas, consultorias, para fortalecer a conexão com seu público.
O que é storytelling no marketing?
Para o marketing, storytelling é uma ferramenta utilizada para transmitir a identidade e o posicionamento de uma marca com histórias que a humanizam, envolvem e conectam a audiência a nível emocional.
O storytelling é muito utilizado no marketing e na publicidade. Esta ferramenta se destaca pela sua capacidade de engajar e estreitar relações entre marca e consumidor final.
É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos, valores, crenças e demais interesses através de uma narrativa.
Tipos de Storytelling
Você já conheceu uma pessoa que não gostasse de ouvir histórias? ?
Seja em filmes, livros ou as mais recentes, podcasts e streaming. Dificilmente alguém vai dizer que não gosta de ouvir histórias, porque o ser humano se encanta e se prende a boas narrativas.
Uma boa história pode até vender um produto ruim, mas uma história ruim não vende um produto bom! As pessoas não compram os melhores produtos, elas compram os produtos que elas se conectam e entendem.
Por isso é tão importante utilizar o Storytelling na sua comunicação, para que você consiga transmitir de uma forma clara a sua mensagem e os valores da sua marca.
Compartilho aqui os tipos de storytelling e alguns exemplos para que você possa se inspirar ?
Criar situação ficcional:
Podemos criar uma situação ficcional com personagens e ações que não são reais, mas ainda devem parecer verdadeiras.
Ex: “Scary Clowns Night”, do Burger king
Os palhaços são a terceira fantasia de Halloween mais procurada. O Burguer King em Leicester Square estava oferecendo aos seus primeiros 500 convidados vestidos de palhaços, no dia 28 de outubro um Whopper grátis.
A campanha nas redes sociais acompanhou o vídeo assustador, com uma história de ficção, dirigido pelo cineasta Robert De Niro.
Caminho percorrido:
Existem também histórias onde o caminho percorrido pela empresa é enfatizado. Pode ser contado desde o início da trajetória ou alguma situação específica que a empresa superou.
Ex: Campanha “Vichy Catalan, chamada “Quando algo é genuíno, torna-se universal”.
Valores da marca:
Quando queremos enaltecer os valores da marca e a empresa é o centro da história, geralmente os funcionários da empresa, seus proprietários e/ou consumidores viram protagonistas.
Exemplo: The tale Of Thomas Burberry”de Burberry
Uma história inspirada nas descobertas pioneiras do fundador, reimaginando eventos importantes que moldaram a história da Burberry.
Situações de consumo:
As histórias que são ficção e pretendem estimular o consumo geralmente são colocadas num contexto em que os personagens são mostrados em uma situação de muito envolvimento com o produto ou serviço.
Exemplo: The Sculptor” da Peugeot 208
Tudo começou com uma ideia. O personagem desejava ter o Peugeot 208, com isso fez uma réplica convincente do Peugeot 208.
Data storytelling:
O Storytelling de 2020, sem dúvida foi o “data storytelling” onde se conta histórias com base em dados que foram coletados. Essas histórias costumam ter um impacto impressionante.
Exemplo: Na pandemia vimos muitas pessoas usando os dados da pandemia para contar como se reinventaram e passaram por isso.
No meu quadro Acorda Alice, diversas mulheres compartilharam suas histórias de reinvenção. Conheça essas histórias no meu canal do Youtube.
Storytelling Transmídia
Quando contamos histórias em diferentes mídias, elaboradas com o mesmo objetivo em contextos que se ligam, podemos dizer que estamos fazendo o “storytelling transmídia”.
Exemplo: Manu Gavassi antes de entrar para o BBB e estar exposta 24horas na TV, deixou um material gravado para aparecer diariamente em suas redes, divulgando ainda mais sua marca pessoal.
Manu Gavassi deixou uma série gravada, Garota Errada. E desta forma ela estava em diversas redes sociais ao mesmo tempo e sempre com assuntos relacionados a sua marca pessoal.
Se inspire
Agora que você já sabe o que é storytelling e quais são os tipos de storytelling, você só precisa descobrir como a sua história também pode ser inspiração para criar conteúdos para a sua marca usando o storytelling?
Use esses exemplos para se inspirar!