Hoje vamos falar sobre o que é collab, como escolher parceiros para collab e sobre a importância de escolher bons parceiros de negócios.
O que é collab?
Collab vem do termo em inglês collaboration, que em português significa colaboração.
Collab são colaborações, trocas entre duas pessoas / marcas ou mais, onde ocorre uma transferência de público e autoridade (entre as duas partes). Na internet elas podem ocorrer através de lives, indicações, troca de post, etc.
As Collabs que são feitas no online são muito conhecidas, e se feitas da maneira correta, podem ajudar você a aumentar a sua audiência e criar uma comunidade engajada. As collabs são consideradas uma ótima estratégia de marca quando realizada com os parceiros certos. Pois através delas é possível atingir um número maior de consumidores, engajando com a audiência e expertise dos parceiros.
Porém se forem feitas com pessoas erradas, ou em momentos inapropriados, pode causar prejuízo. Por isso é necessário ter cuidado em alguns pontos ao realizar collabs, para que a sua marca não sofra prejuízos.
Bons parceiros de negócios atuam como uma ponte que leva a empresa para seu próximo estágio de crescimento.
Escolher com quem seguir este caminho é muito importante. Encontrar um parceiro, que não contribua apenas financeiramente mas que possa lhe ajudar na construção do seu modelo de negócio, não é uma tarefa fácil!
Por isso, pense bem, analise com cautela, evite dar respostas nos momentos de maior euforia. E caso sinta que fez a escolha errada não tenha medo, assuma o prejuízo que tiver e remaneje a sua rota.
Como escolher parceiros para collab?
Agora que você já sabe o que é collab e a sua importância, vamos entender como escolher parceiros para collab.
As collabs já eram comuns entre grandes marcas e agora cada vez mais são conhecidas entre o mundo online, entre marcas pessoais ou pequenos e médios negócios.
As collabs online ocorrem através de lives ou uma publicação marcando e indicando o parceiro. Elas podem ser feitas com perfis da mesma área ou de assuntos que se complementam.
O importante é alinhar tudo antes e analisar se faz sentido para ambos essa parceria. As collabs podem ajudar você a criar uma comunidade e crescer, porém não faz sentido ganhar seguidores que não tem interesse no assunto que você fala.
Segue alguns pontos importantes para que você analise antes de fazer uma collab:
Parceiros com públicos parecido
Um dos pontos importantes para você avaliar antes de fazer uma collab é se os públicos são parecidos ou tem interesses em comum, das duas partes que irão fazer a collab.
Exemplo de públicos que tem interesses: nutricionista e educador físico. Um assunto complementa o outro, os públicos são parecidos, pois normalmente quem vai a academia, preocupa-se com a saúde no geral. Ou seja, também tem interesse em alimentação saudável e vice e versa.
Adapte o seu conteúdo para a editoria de quem te convidou
É importante combinar o assunto que vai ser falado antes. Quem foi convidado deve adaptar o conteúdo para o público de quem ela recebeu o convite.
Exemplo: Educador físico convida a nutricionista para fazer uma live. A nutricionista deve fazer uma análise ou até mesmo perguntar quais assuntos o público do educador físico tem mais interesse. Pode ser que ele fale sobre ganho de peso, ou emagrecimento. Então após saber qual é o assunto que o público do educador físico tem interesse, ela adapta o conteúdo dela, para fazer mais sentido.
Esteja preparado!
Como assim? As chances de você receber novos seguidores em uma Collab são grandes, por isso deixe o seu perfil preparado com conteúdos que mostrem quem é você e sobre o que você fala.
Se você recebesse hoje 100 mil seguidores, teria conteúdo para essas pessoas? Ao entrar no seu perfil, alguém que não conhece você, ela consegue saber o que você faz? Qual o seu propósito?
Concluindo
Lembre-se que Collab é uma troca, ou seja, precisa ser bom para ambas as partes!
Se você gostou de saber o que é collab e como escolher bons parceiros, você também possa gostar desses artigos:
Posicionamento Digital – O que é e como construir.
Como escolher o seu próximo passo?
Entendendo seu objetivo por Carolina Massiere.
Boa leitura ?