O que rolou SXSW 2022 – Carol Massiere
O futuro sobre o olhar de Amy Webb – SXSW 2022
Quem é Amy Webb?
Amy Webb aconselha CEOs das empresas mais admiradas do mundo, Fundadora do Future Today Institute, uma empresa líder em previsão e estratégia, foi pioneira em uma metodologia de previsão orientada por dados e tecnologia, é professora, escritora, atua como consultora técnica de roteiro e criativa para filmes e shows ambientados no futuro.
Amy iniciou sua palestra com um exercício de “re-percepção”, vou fazer com vocês, ok?
Olhe para imagem ao lado, o que você vê?
Não conseguiu ver nada? A imagem é uma vaca veja aqui ao lado! Agora volte na imagem anterior e procure a vaca. Conseguiu ver?
Mais fácil né? Isso ocorre porque o cérebro das pessoas tende a focar apenas no que é óbvio (neste caso as manchas pretas) e não considera o que não está tão claro (neste caso o branco).
Agora vamos as previsões:
- Cenário Otimista:
2027: Se tudo correr bem, a Inteligência Artificial nos permitirá fazer pesquisas mais intuitivas, visuais e ganharemos muito em produtividade.
2032: A Web3 aumentará a acessibilidade à web, interoperabilidade entre sistemas, a confiança e a transparência no digital.
2037: A morte será praticamente uma “opção”, já que quase tudo será geneticamente modificável. Teremos carnes e alimentos sintéticos à disposição e governos e empresas colaborarão para regular biotech.
- Cenário Catastrófico:
2027: Uma onda ainda mais intensa de desinformação com vídeos e imagens criados por IA, tão reais que nos fariam acreditar no que quisessem.
2032: Teremos que lidar com milhares de senhas e logins de metaversos e sistemas da Web3. Teremos nossos dados de DNA e biométricos usados indiscriminadamente para marketing.
2037: Não aproveitamos os anos de inflexão como 2022 e não fizemos nada sobre o aquecimento global, e por isso sofreremos com aquecimento de pelo menos 2 graus globalmente.
A biologia sintética e tecnologias de engenharia genética podem cair nas mãos erradas. Com isso, veremos vazamentos e ataques hackers, tendo como foco dados genéticos.
Principais conclusões:
- Estamos em um período de aceleração.
- O preconceito ainda persiste e precisamos corrigi-lo.
- A descentralização beneficiará alguns, mas não todos.
- Não temos proteções ou planos nacionais.
- Precisaremos redefinir o que é “real”.
Sua dica para treinarmos a nossa re-percepção, é questionar as suas suposições de como os negócios funcionam, olhar para as tendências com mais curiosidade em vez de dizer não, e então serão capazes de ver novas oportunidades, novos riscos, novos territórios!
O que Scott Galloway não previu SXSW 2022
Quem é Scott Galloway?
Scott é conhecido como o Guru do Vale do Silício.
Autor, palestrante, empreendedor, apresentador de podcast e professor de marketing na School of Business da Universidade de Nova York.
Scott também é conhecido por suas previsões disruptivas. Algumas previsões que ele apresentou no seu painel “Previsões Provocadoras”
- O Zuckerberg vai fracassar, o metaverso será nos seus ouvidos e não virtual.
- A Era dos super apps (Pinterest, Twitter…)
- Web 3.0
- O mito da descentralização
- O bom das criptomoedas
O que ele não previu?
Scott é hétero, porém em alguns de seus vídeos costuma se vestir de mulher, como uma ação para neutralizar a performance de gênero.
No final da sua apresentação do SXSW, espectador pai de uma trans fez um apelo para Scott parar de se vestir de mulher em seus vídeos, pois existia muito bullying com essas pessoas e que as mesmas não achavam bacana ele uma pessoa super influente, se vestir dessa maneira como uma “fantasia”.
Por um minuto o palestrante ficou em silêncio, assim como toda a platéia, e por fim Scott respondeu que foi pego de surpresa, que jamais imaginava que ele se vestindo dessa maneira seria ofensivo para essas pessoas. Mas que após essa declaração, ele não faria mais.
O que podemos aprender com isso?
- Antes de postar um conteúdo, criar um nome, meme, vídeo, pense bem qual seu propósito.
- Pergunte sempre qual o objetivo?
- Pode ofender alguém?
- Se coloque no lugar do outro.
- E o mais importante, se errar, não tenha medo de admitir e se desculpar!
O mundo está mudando, estamos sendo avaliados o tempo todo, cada vez mais e a maneira como você se posiciona diz muito sobre você! Espero que gostem e possam refletir sobre.
5 tendências para marcas para 2022 (segundo a Fjord Trends) apresentados no SXSW 2022
A cada ano, a Accenture Interactive reúne as principais tendências de negócios, tecnologia e design para o próximo ano a partir de sua rede global formada por mais de 2 mil profissionais da área de design e criação e espalhada por mais de 40 locais.
Na 15ª edição da pesquisa, Fjord Trends 2022, o tema dominante em todas as tendências é a necessidade de reagir às mudanças em todos os relacionamentos.
A sugestão é que devemos aprender a costurar conscientemente, tanto de forma coletiva quanto individual, encontrando um equilíbrio onde seja bom para as pessoas, para os negócios e para o planeta ?♀️??
Veja as 5 tendências segundo
- Venha do jeito que você é…
Cada vez mais as pessoas tem se questionado sobre quem são e o que importa para elas. Ou seja, uma tendência ao individualismo e a independência, onde as pessoas tem maior controle sobre como e onde investem seu tempo e sia atenção! - O fim da mentalidade da abundância?
No último ano vimos prateleiras vazias e aumentos em contas de energia e escassez nos serviços cotidianos e isso levou muitas pessoas a refletir! A escassez de mercadorias pode afetar clientes, e as marcas devem gerenciar as expectativas sobre conveniência e sustentabilidade! - A próxima fronteira
A febre do metaverso está cada vez mais em alta! O metaverso não é sobre ficar imerso em um mundo de fantasias em 3D, mas sim sobre passar um tempo em um espaço virtual que é uma extensão da vida real. - Isso é verdadeiro
O consumidor busca obter respostas nos pontos de interações com o produto ou serviço que desejam no momento da compra. Uma marca é um conjunto de promessas e os clientes desejam saber mais do que nunca dessas promessas. - Manuseie com cuidado
Cuidado e compaixão fazem parte da natureza humana, em todas as formas o cuidado ganhou destaque nesse último ano, e vai continuar assim! Cuidar dos clientes de forma visível gera confiança e mostra que você está alinhado aos momentos que importam!
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Fiquem de olho que vem mais conteúdos legais desse evento!