4 elementos indispensáveis para uma boa história.
- Personagem
Aquele que vai criar uma empatia com as pessoas, gera identificação, pode ser você mesmo, um terceiro, alguém ficcional, algo personificado, etc. - Desejo.
O personagem precisa querer muito alguma coisa isso trás a novidade, deixou de ser um dia comum para ser o dia de insight na vida da pessoa. - Obstáculos.
Entre o personagem e seu desejo precisa ter obstáculos de vários níveis para que ele consiga superar. - Transformação.
O personagem mudou após vencer os obstáculos, foi o que mais aprendeu e traz a moral da história para o público.
Esses elementos servem para qualquer história. O importante é escrever e imaginar cada um desses deles e inserir essa história no seu conteúdo, nos seus stories, lives, produtos, vendas, enfim, em toda a sua estratégia de comunicação!
Lembre-se que você é a sua fonte inspiradora, pegue referências da sua própria história, algo que aconteceu, que só vc viveu e que vai agregar emoção a sua narrativa.
Embrulhe seu produto com histórias emocionantes!
Muito se fala em storytteling, em contar a sua história mas como fazer isso na prática, você sabe? Separei aqui três fatores que eu acredito ser essencial para você considerar antes de começar a contar qualquer história.
Todo mundo ama história, use e abuse da sua, pois é isso que vai diferenciar você no mundo, essa é a sua autenticidade, o que só você possui!
- Storytelling é uma ferramenta de comunicação para divulgar marcas, produtos e serviços através de histórias emocionantes, dedique-se a isso.
- Torne seu assunto grande. Você precisa fazer com que as pessoas se identifiquem. Leve seu assunto para o cotidiano das pessoas ou use analogias.
- Emocione! As pessoas esquecem do que você diz ou faz mas nunca de como você as fez sentir. Qual emoção você está transmitindo?
Dicas para contar uma boa história da Pixar:
Separei aqui alguns truques de Storytelling da Pixar, que a Emma Coats tuitou outro dia. Esses truques ajudaram a construir histórias que foram sucesso no cinema, como Toy Story, Monstros S.A., Os incríveis, entre outros.
Mas o mais importante é que todos esses truques podem ser adaptados para o seu site, na sua produção de conteúdo no Instagram ou em qualquer outra rede social que você esteja presente!
- Um personagem deve ser admirável pela sua TENTATIVA, mais do que pelo seu sucesso.
- Ao escrever a história pense o que mais cativaria o público, e não você como escritor!
- A definição de um tema é importante, mas você só vai descobrir sobre o que realmente é a sua história, quando chegar ao fim dela. Por isso, reescreva.
- Simplifique, mantenha o foco, combine personagens e não desvie do principal.
- No que os seus personagens são bons e o que os deixa confortáveis? Coloque-os no lado oposto a isso. Desafie-os.
- Colocar no papel permite que você comece a consertar as falhas. Se deixar na sua cabeça até aparecer a ideia perfeita, você nunca compartilhará com ninguém.
- Por que você precisa contar essa história? Qual é o combustível que queima dentro dela, e do qual ela se alimenta? Esse é o coração da história.
- Nenhum material é inútil. Se não está funcionando, largue de mão e siga em frente. Ele pode ser útil mais tarde.
- Exercício: Divida em pedaços um filme que você não gosta, e o reconstrua de forma que ele se torne um bom filme, na sua opinião.
- O que é essencial na sua história? Qual a forma mais curta de contá-la? Se você souber a resposta, pode começar a construí-la a partir daí.
E aí, você gostou dessas dicas