História de Mulheres que inspiram – Especial mês da mulher
Marcas que foram criadas por mulheres que inspiram
Neste mês de março vamos aproveitar que tivemos o dia internacional da mulher e homenagear mulheres. Por trás de histórias de sucesso de muitas marcas, existem várias mulheres empreendedoras que contribuíram ativamente para isso.
Empreender, vai muito além de apenas abrir o seu próprio negócio, é sobre ter uma visão estratégica, é sobre contribuir com a sua experiência para a sociedade, é sobre acreditar no seu propósito e estar em constante aprendizado e inovação.
Nessa mês tão especial do dia da mulher, quero dar luz ao #empreendedorismofeminino e hoje em especial parabenizar essas 3 mulheres que acreditaram no seu potencial e fizeram acontecer criando marcas próprias de grande relevância para o universo feminino.
HERSELF (@oiherself)
Uma marca de calcinhas absorventes, biquínis e maiôs menstruais.
Os primeiros produtos foram desenvolvidos através de um financiamento coletivo na internet e de um bate-papo com mais de 800 mulheres.
Uma marca que valoriza a economia local e sustentável.
Um time formado somente por mulheres.
Além das peças, a Herself é um verdadeiro canal de conhecimento, possui cursos e canais de educação menstrual.
LELA BRANDÃO CO. (@lelabrandao.co @lela.brandao)
Criada por Lela, que é artista plástica, ilustradora, formada em arquitetura e cria conteúdo na internet sobre autoconhecimento e feminismo.
Criou a marca após perceber o quanto o seu guarda roupa havia influenciado na sua adolescência quando passou por momentos difíceis (distúrbios alimentares e dismorfias corporais).
Uma marca que cria roupas exclusivamente confortáveis, que se adaptem ao corpo das mulheres.
Criam roupas que não limitam os movimentos, mas abracem a ciclicidade das suas fases e transitem entre os mais diversos ambientes e situações da vida.
Acreditam que uma mulher confortável em si é uma revolução.
Instituto de Beleza Natural
Fundado por Zica Assis, a qual começou a trabalhar aos 9 anos de idade como babá.
Aos 21 anos começou sua carreira em salão de beleza, inicialmente para aprender a cuidar dos seus próprios cabelos.
Neste meio tempo viu uma oportunidade ao perceber a falta de produtos especializados em cabelos ondulados e crespos.
Ela foi em busca da solução e em 1993, foi pioneira e criou sua própria marca de produtos especializados para esse tipo de cabelo.
Hoje a marca tem mais de 25 anos de história.
Como apoiar uma mulher empreendedora?
O que mantém muitas mulheres em suas trajetórias é o apoio de outras pessoas, sabia?
Ser mulher na nossa sociedade ainda é muito desafiador não só pelo comportamento dos homens mas principalmente pelas crenças que ainda carregamos em nós. Aprendemos a nos reprimir e a julgar e repudiar umas as outras.
Segundo pesquisas da Rede de Mulher Empreendedora, 52% das mulheres empreendedoras têm filhos para cuidar e 57% delas não têm funcionários. Precisamos nos ajudar!
Hoje deixo aqui esta reflexão para que nos libertemos dessa eterna competição, abrirmos um espaço de incentivo e acolhimento umas com as outras.
Não precisamos aprovar comportamento de ninguém, o fundamental é reconhecer o feminino que nos aproxima e abraçar nossas diferenças. Ser mulher é ser livre para fazer escolhas e não um objeto estereotipado pela sociedade.
Você já deu força para uma empreendedora hoje? Segue aqui algumas ideias de como você pode fazer isso:
- Siga e interaja nas redes sociais dela.
- Recomende seus produtos ou serviços.
- Dê feedbacks sinceros e construtivos, apontando melhorias práticas.
- Compre dela sem pedir descontos.
- Escute, abrace e incentive!