Como usar o storytelling a favor da sua marca?
Hoje o storytelling é uma ferramenta muito utilizada no marketing de conteúdo (que busca envolver e influenciar uma ação da audiência através de conteúdo) para passar uma Idéia através de uma narrativa que envolva, que tenha significados e aprendizados.
As marcas investem muito para criar histórias que pareçam verdadeira para conseguir transmitir com mais clareza a identidade da marca, se humanizando e assim conseguir mais conexão com seu público.
Já você, que está buscando administrar sua marca própria, tem toda uma história de vida nas mãos que se bem contada pode vir a criar laços fortes com seu público. Não perca esta oportunidade e aprenda neste artigo o que é storytelling e como utilizar ele na prática!
E nós temos um post aqui explicando O que é Storytelling e Exemplos de Storytelling na publicidade, confira.
4 Dicas para tornar a sua história mais atraente
Todos temos uma boa história para contar, seja ela a sua própria, a da sua marca ou até mesmo uma inventada. O importante é saber comunicar essa história de uma forma atraente para o seu público.
O Storytelling é a habilidade de contar histórias envolventes e persuasivas. É uma das melhores ferramentas para aumentar o seu valor social e deixar as pessoas mais interessadas em você.
Por isso, já salva essas dicas aqui para aplicar na hora de contar a sua história!
- Comece a história pelo desfecho
A primeira frase deve ser chamativa e criar curiosidade nas pessoas ao ponto delas quererem saber a cadeia de eventos que levou até aquele desfecho. - Dramatizar
Uma boa história tem drama, e dramatizar é ilustrar, é contar com detalhes e fazer com que o leitor sinta a mesma emoção que você sentiu naquele momento da sua história. - Faça analogias
Isso aumenta o poder de compreensão e conexão do leitor. Pegar pontos semelhantes e unir uma sensação ou emoção muito conhecida e comparar ela com uma sensação dentro da sua história. - O fechamento
Não deixe a história simplesmente chegar ao final e acabou! É importante ressaltar a moral da história, qual foi o aprendizado, qual mensagem gostaria de passar com aquela história.
Vender pode ser muito mais divertido com boas histórias
Vender pode ser muito mais divertido com boas histórias. Como assim?
Eu odeio vender, sei que essa não é uma frase muito inteligente, mas honestamente, vender pode ser muito invasivo se não for bem feito.
Por outro lado, eu amo o que faço e acredito realmente na transformação e experiência que ofereço aos meus clientes.
Foi pensando nisso que entendi que falar sobre o poder que a sua história tem na construção da sua marca é muito mais prazeroso para mim e para vocês.
Eu trabalho com pessoas que se identificam com meu posicionamento, que se conectam com a minha maneira de ser e que se inspiram com meu conteúdo. Esse para mim é o maior sucesso!
Passo a passo para criar uma história:
- O cliente…
- O problema….
- Encontra você…
- Que mostra como resolver…
- E inspira ação…
- Resultando em…
- TRANSFORMAÇÃO!
Agora é sua vez! Utilize o passo a passo do carrossel para embrulhar seu produto com uma história e venda para mim aqui nos comentários! ????♀️
Dica bônus – como chamar atenção da sua audiência?
No digital, conquistar a atenção das pessoas é a “moeda” mais valiosa. E com todo o avanço das mídias digitais, ter a atenção das pessoas tem se tornado cada vez mais difícil.
Mas não é impossível! ?✨
O conteúdo que quebrar o padrão da rede, que investir na autenticidade, que usar artifícios para provocar instintos e despertar a curiosidade vão conquistar a atenção das pessoas e conseguir passar a sua mensagem.
Concorda? ???
Aqui estão as minhas dicas para você chamar atenção da sua audiência:
- Provoque os instintos.
Estímulos sensoriais ajudam e tendem a prender a atenção pois aguçam os instintos humanos. Brinque com eles! - Você! Nada é mais autentico do que a sua personalidade.
Empreste para o seu conteúdo aspectos positivos seus e da sua história e deixe claro a sua visão do mundo repetindo constantemente e de diferentes formas. - Mistério…
o seu conteúdo, a sua live, os seus stories, devem ter sempre um gostinho de quero mais. Algo que faça o cliente desejar voltar e ver o próximo conteúdo, o próximo vídeo, etc… - Seja disruptivo!
Uma foto diferente, um título que foge do padrão, um vídeo que surpreende. Tudo isso supera a expectativa de quem está rolando a tela do celular.