Vamos conhecer alguns exemplos de Storytelling na publicidade?
Aprenda com a Nike a utilizar o storytelling
Como a Nike utilizou a história da Rayssa
Em “New Fairies” a Nike se apropriou da história da skatista @rayssalealsk8 para agregar a sua marca e produtos valores como “sonhos são feitos de dedicação e coragem, não mágica”
Valores e crenças da Nike
A Nike vem cultivando crenças e valores como cultura ao esporte, inovação, talento, diversidade e inclusão, e suas ações buscam sempre o incentivo à ATITUDE, como seu próprio slogan já diz “Just do It”, desde 1988.
Seu público se conecta com esta atitude, são pessoas que acreditam que para se alcançar algo é preciso primeiramente crer e se dedicar para isso. Que o esporte é inclusivo, não existe gênero, raça, idade ou status social que definem seu sucesso.
História da Rayssa
É aí que a história da Rayssa entrou e foi esse sucesso!
A menina de origem humilde que viralizou nas redes aos 6 anos fazendo manobras incríveis vestida de fadinha.
Aos 10 anos conseguiu patrocinadores e ajudava a família com a renda do esporte e aos 13 anos chegou a medalhista nas olimpíadas de Tóquio.
Recado da Rayssa
“Eu fico muito feliz em incentivar outras meninas a iniciarem no esporte. O skate é um esporte feminino também. Quero que outras meninas tenham a mesma oportunidade que eu, de ver suas vidas e seus sonhos sendo realizados por meio do esporte. Nós precisamos acreditar na gente e em nosso potencial.”
Esse foi um grande match para a Nike, para a Raissa e para o público. São os valores que a Nike preza, contado por uma história real para pessoas reais.
Vale lembrar que essas grandes marcas como a Nike, precisam buscar histórias de outras pessoas para construir uma narrativa envolvente, já você tem a sua própria história, só precisa aprender a comunicar ela e transmitir a mensagem que deseja!
Checklist para um bom Storytelling
Aqui tem um post bem completo sobre o que é storytelling, se você ainda não leu confira.
Storytelling é a arte de contar histórias. E assim como a arte, contar histórias requer criatividade, visão, habilidade e PRÁTICA!
Para contarmos a nossa história, de uma forma que a gente prenda a atenção da nossa audiência é necessário seguir um processo.
Porque o processo é importante? Porque como marca pessoal temos muitos fatos, números, valores, mensagens que desejamos comunicar… e para conseguirmos colocar isso no papel de uma forma envolvente é necessário que você saiba por onde começar.
Pensando nisso, deixo aqui esse checklist para que você possa se basear nele enquanto escreve a sua história!
Conheça sua audiência
Para quem você vai contar a sua história? Quem é o seu público=alvo, a sua persona? É necessário conhecer eles para que você saiba qual linguagem utilizar, o tom de voz, etc.
Para saber mais sobre como encontrar seu público-alvo e persona. Leia este artigo aqui.
Defina os valores da sua mensagem principal
É fundamental ter uma mensagem principal, através dela você deve inspirar e prender a atenção dos leitores.
Ao final da sua história, qual mensagem deseja passar? Superação, coragem, perseverança?
Lembre-se que os valores da sua mensagem principal devem sempre estar de acordo com os valores da sua marca.
Qual tipo de história irá contar?
Você pode contar histórias ação, sobre você mesma, uma história que transmita valores, motive comunidade ou colaboração, transmita conhecimento…
Escolha o meio para contar a sua história
Hoje temos vários meios por onde a nossa história pode ser contada, poder ser nas redes sociais de forma escrita, ou grava em vídeo.
Também podemos gravar áudios e contar através de gravações. Você precisa pensar por qual meio a sua história vai ser contada!
Escreva
Depois que já reuniu todos os itens acima, agora é hora de escrever.
E então compartilhe!
Concluindo sobre Storytelling
O que você faz com as coisas que te acontecem é o que te torna irresistível para o seu público.
As coisas que te aconteceram, o caminho que você trilhou não são apenas a sua história, elas podem servir para você criar um storytelling incrível para o seu negócio e se conectar ainda mais com seu público.
Eu acredito que não existe ferramenta mais poderosa que o storytelling para se comunicar com seu público e fazer com que ele realmente se encante por você.
Qual é a história que você precisa contar para o mundo? Como você pode usá-la no seu negócio? Já parou para pensar nisso?
One comment
Excelente post. O ideal da Nike em humanizar, vem de tempos, isso garantiu ser renomada como é.