Hoje vamos falar sobre o que é marketing de conteúdo, como utilizá-lo no seu negócio e qual a diferença entre marketing de conteúdo e marketing tradicional.
O que é Marketing de Conteúdo?
Primeiramente vamos entender o que é Marketing de conteúdo. Para David Beebe: “Marketing de conteúdo é igual ao primeiro encontro. Se você falar só sobre você, não haverá um segundo.”
Às vezes estamos tão empenhados em entregar mensagens perfeitas, super elaboradas, esteticamente sedutoras, porém esquecemos o que também é fundamental: o cliente!
Podemos comparar o marketing de conteúdo com um primeiro encontro, se no seu perfil a sua comunicação for baseada somente na sua marca, sem pensar no que é relevante para o seu cliente.
Quando o cliente entrar no seu perfil, quando ocorre o primeiro encontro, e ele só ver coisas relacionados a sua marca, sem conexão com ele, provavelmente não ocorra o “segundo encontro”, ou seja, provavelmente ele não volte a procurar você ou a sua marca.
O que é o marketing de conteúdo afinal? O Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing, seu foco é sempre no cliente. Criar conteúdos relevantes, sem ficar promovendo explicitamente a marca, mas sim pensando em como resolver ou ajudar a sua audiência.
Focar no cliente, em produzir conteúdos relevantes, que auxiliem o seu público-alvo, ajuda você a atrair e se conectar com o seu público-alvo de forma natural e espontânea.
Marketing de Conteúdo x Marketing Tradicional
Agora que já falamos sobre o que é marketing de conteúdo, vamos entender qual a diferença entre o marketing de conteúdo x tradicional.
O Marketing de conteúdo, é um termo relativamente novo. Faz pouco tempo que esse conceito começou a ser utilizado pelas empresas. No entanto, as empresas cada vez mais tem se adaptado e incorporado o marketing de conteúdo nas suas redes sociais.
Marketing Tradicional
O marketing tradicional, trabalha com a produção de conteúdo para as grandes massas. A base para esse tipo de marketing são divulgação de propagandas e anúncios, basicamente com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possíveis.
Ou seja, quando falamos em grandes massas, sabemos que não é possível fazer um filtro ou considerar os desejos e interesses das pessoas que serão impactadas por aquele conteúdo.
Exemplos Marketing Tradicional:
Na maioria dos casos esse tipo de marketing é feito nas grandes mídias. Exemplos: televisão, jornais, revistas, outdoor, panfletagem.
Um anúncio na televisão, irá impactar milhares de pessoas. Porém, nada garante que essas pessoas que estão olhando aquele anúncio, tem interesse no produto ou serviço que está sendo ofertado.
Marketing de Conteúdo
Ao contrário do Marketing tradicional, o marketing de conteúdo busca produzir conteúdos relevantes e atrair o público-alvo através de ações que vão solucionar um problema ou desejo da sua audiência.
Neste caso, as ações alcançam um número menor de pessoas, porém são para um público mais específico. Sempre com a intenção de gerar conteúdo relevante para o público-alvo do negócio.
Exemplos Marketing de Conteúdo
No marketing de conteúdo as mídias mais utilizadas são formatos mais modernos, como por exemplo: conteúdos no instagram, podcasts, conteúdos em blog, Youtube, infográficos, Newsletter, etc…
Qual a principal diferença que você vê do marketing tradicional para o marketing de conteúdo?
O mundo está em constante evolução e com a tecnologia não é diferente. A maneira como nos comunicamos e as ferramentas de marketing não param de inovar e em uma velocidade cada vez mais rápida!
No marketing tradicional a publicidade é feita para alcançar o maior número de pessoas possíveis sem “pedir licença”.
Já o Marketing de Conteúdo nos dá a oportunidade de produzir textos, fotos, vídeos interessantes que ajudam, entretém ou inspiram pessoas e ao mesmo tempo agregam valor ao seu produto, a sua empresa ou a você mesmo, como marca pessoal!
Hoje, muito mais do que brigar por um espaço nas mídias e “impor” um desejo ao seu cliente, é o cliente que julga e decide o que vai consumir. É muito mais sobre oferecer algo relevante, trocar informações, olhar para dentro e divulgar o que de bom você tem que pode agregar na vida de alguém. ?
Como utilizar o Marketing de Conteúdo no seu negócio?
Produzir conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil e simples. É necessário muito planejamento, estudos, estratégias e AÇÃO!
Por isso, para finalizar compartilho aqui algumas dicas para ajudar você a utilizar o Marketing de Conteúdo para gerar valor para a sua empresa ou marca pessoal!
Conheça seu público:
Para criar conteúdo relevante para o seu público você precisa saber para quem escrever, não é mesmo?
Um exercício muito bom para conhecer o seu público-alvo é responder algumas perguntas, exemplo:
- Descrever seu cliente ideal, características, interesses, hobbies.
- Porque ele precisa da sua empresa / produto
- Quais são as principais dores do seu cliente ideal, e como o seu produto ou serviço pode ajudar ele?
- E quais são os desejos? E como você ou a sua marca pode ajuda-lo a chegar até esses desejos?
Respondendo essas perguntas, você já vai ter muitas ideias de conteúdos de valor que você pode criar e que vai ser útil para o seu público-alvo.
Distribuição:
Após saber criar os conteúdo relevantes de acordo com o seu público-alvo, é hoje de distribui-lo.
Não adianta você criar conteúdo de valor, e não saber distribuí-lo! Como assim? Estude a sua audiência, qual rede ela está mais presente? Não adianta você produzir conteúdo de valor e distribuir na rede errada!
Exemplo: de uma maneira bem geral, se o seu público-alvo são mulheres entre 45 e 55 anos, provavelmente você deva focar no Facebook.
Se você deseja alcançar empresas, talvez você deva avaliar o Linkedin.
Avalie as suas métricas:
Depois de criar conteúdos relevantes, distribuir nos canais que o seu público-lavo mais está presente, é hora de avaliar as sua métricas.
Ver o que está dando resultados, quais postagens tem mais engajamento, e procurar repetir aquilo que está bom.
Aqueles conteúdos que não foram muito bem, também é necessário avaliar, ver o que pode ter acontecido e buscar melhorar.
Como tudo sempre está mudando, no marketing de conteúdo não é diferente. Por isso não adianta basear as suas estratégias em fórmulas secretas.
Você precisa medir seus resultados, analisar, e fazer melhorias constantes!
Algumas métricas que sugiro avaliar:
- Consumo: Quantas pessoas estão consumindo o seu conteúdo? Quem está sendo impactado através do conteúdo que você está postando?
Como analisar? Um exemplo é através do número de visualizações de páginas do seu blog, ou número de pessoas que você tem alcançado com cada postagem.
Métricas que sugiro avaliar:
- Engajamento: quantas pessoas estão lendo o seu conteúdo e engajando com ele?
Como analisar? Através no número de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, indicações… dos seus conteúdos.
Métricas que sugiro avaliar:
- Leads | Contatos: essa métrica avalia a capacidade do seu produto ser vendido no futuro, é quando as pessoas compartilham os dados de contatos delas (nome, email, telefone, etc).
Como analisar? Através do número de pessoas que preendeche formulários que você compartilha, quantas pessoas tem se cadastrado para receber sua newsletter, etc
Métricas que sugiro avaliar:
- Conversões em vendas: agora depois de avaliar quem consome, o seu engajamento, e leads, é hora de analisar se o seu conteúdo está vendendo.
Como analisar? Quantas vendas você tem feito. Se você está conseguindo realizar conversões em vendas, através do seu conteúdo significa que seu esforço está valendo a pena.
Caso não esteja, volte, revise e melhores o que for necessário!
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