Hoje vamos falar sobre formatos de conteúdo para redes sociais, o que são, como podemos utilizá-los e exemplos para inspirar você!
Formatos de conteúdo, o que é?
Todo canal de comunicação tem seus formatos para transmitir conteúdos que tenham a ver com os assuntos que ele deseja abordar e aqui nas redes sociais não é diferente!
Os formatos devem ser pensados de acordo com seus objetivos de marca e podem ser criados a partir de referências diversas. O importante aqui é transmitir sua mensagem da forma mais criativa possível.
Por exemplo: Para uma maquiadora que sabe que seu público-alvo ama uma novela, porque não criar stories diários contando o problema de uma cliente e a transformação que ela faz?
Seus ajudantes podem ser personagens da novela e a rotina diária até a casa da cliente e o retorno para casa no fim do dia são elementos que podem incrementar a trama diária.

Formatos de conteúdo de uma revista
O conteúdo de uma revista pode variar seus formatos dependendo do seu objetivo, por exemplo, uma revista feminina pode conter assuntos sobre moda, beleza, bem estar de diferentes formas…
Formatos para Moda: editoriais conceituais ou streetstyle com as maiores tendências da temporada.
Formatos de beleza: últimos lançamentos de produtos ou mostrar o que as celebridades carregam nas necessaire
Formatos Bem estar: a jornalista pode trazer a experiência de um tratamento novo ou um especialista responde várias perguntas das leitoras

Formatos de conteúdo da TV
Assim como as revistas as TVs também precisam pensar no DNA do seu negócio e passar a informação através do conteúdo, mas aqui, o desafio é o apelo visual, além de interessante o conteúdo deve ser atrativo visualmente, para ser contemplado, num ritmo mais lento e envolvente deixando sempre um gostinho de quero mais.
Novelas, programas de humor, de entretenimento e lazer, programas infantis e para as donas de casa, Reality Shows, documentários, jornalismo, etc.

Formatos de conteúdo no Digital
Para as redes sociais, além de informativo, visualmente atrativo, o formato deve provocar a participação da pessoa.
E o desafio aqui é que tudo deve ser rápido, fácil e relativamente superficial. Você deve cativar a pessoa nos primeiros 5 segundos diariamente! Não é tarefa fácil!
Muitos influenciadores acabam retratando suas vidas aqui, com imagens maravilhosas e textos provocadores. Mas e as marcas comerciais?
O exercício é encontrar o melhor formato para usar no feed, reels, IGTV e stories e ter certeza que o conjunto do seu conteúdo está inspirando, informando, entretendo e vendendo seu produto/ serviço.
Como escolher o melhor formato de conteúdo para você?
Muitas pessoas têm dificuldade na hora de produzir seus conteúdos nas redes sociais. Uma dica para ajudar na hora de produzir conteúdos é ter formatos de conteúdos definidos, de acordo com os interesses da sua persona.
O ideal é que você escolha de 3 a 5 formatos de conteúdo, divididos entre stories, reels, IGTV, feed, e coloque isso no seu planejamento semanal ou mensal de acordo com o seu plano de comunicação.
Compartilhei um passo a passo para ajudar você a se inspirar!

Defina seu objetivo com o formato de conteúdo escolhido.
Para cada formato de conteúdo que você escolhe você deve definir um objetivo principal, dentre eles pode ser inspirar, entreter, ensinar ou vender.

Defina os hábitos da sua persona…
Depois de definir os objetivos com cada formato de conteúdo, é importante estudar e entender mais sobre a sua persona, para quem você fala? Ou qual público você deseja atingir? Como ele/ela se comporta nas redes sociais?
Para escolher o formato de conteúdo ideal para você, é necessário saber quem você deseja alcançar também. Se você ainda tem dúvida sobre público-alvo x persona, ou ainda não definiu os seus, leia este post.

Quais formatos de conteúdo você costuma consumir?
já parou para analisar quais formatos de conteúdo você costuma consumir? Quais programas tem interesse e o que eles tem em comum?
E não falo apenas das redes sociais, pense como um todo, quais conteúdos você costuma consumir?
Agora busque inspirações, como você poderia juntar o melhor de cada formato com o assunto da sua marca!
Os formatos de conteúdo que eu uso
Pronto, agora que você já sabe o que é e a importância dos formatos de conteúdo, vou compartilhar os formatos de conteúdo que eu criei no meu perfil para ajudar você a se inspirar e criar os seus formatos!
Lembrando que cada um precisa pensar na sua persona e entender o que pode ir bem no seu perfil, porque não significa que se um formato deu certo no meu perfil, irá ir bem no seu perfil!
Carrosséis de filme
Objetivo: ensinar através da análise ou comparação com filmes ou personagens do cinema.
Minha persona: tem interesse por filmes, cultura, arte, viajar.
O que eu consumo: Eu amo cinema, então fica muito fácil relacionar o meu conteúdo com filmes.
Fotos Inspiracionais
Objetivo: inspirar através da arte.
Minha persona: tem interesse por filmes, cultura, arte, viajar.
O que eu consumo: Eu amo arte e uso muitos artistas como referência no meu perfil.
Passaporte Feminino Japão
Objetivo: entreter mostrando o universo feminina em diferentes culturas do mundo.
Minha persona: tem interesse por filmes, cultura, arte, viajar.
O que eu consumo: Eu tenho interesse em conhecer pessoas, aprender com elas e vivenciar diferentes culturas.
Acorda Alice
Objetivo: aprender com histórias de mulheres que se reinventaram em algum momento da suas vidas e inspirar outras mulheres também.
Minha persona: são mulheres que estão em constante evolução e buscam ser as protagonistas de suas vidas.
O que eu consumo: eu amo saber como as pessoas se desdobram e conseguem se recriar após momentos difíceis. Aqui além de aprender eu me inspiro toda quarta

