Vamos falar sobre cancelamento digital. Será que é preciso ter opinião sobre tudo aqui no digital?
Precisamos mesmo ter opinião sobre tudo?
Para muitas pessoas, as redes sociais se tornaram um lugar para se relacionar e se informar. A possibilidade de falar sobre tudo por aqui acaba dando uma impressão de maior potência intelectual do que, por vezes, realmente temos.
Precisamos falar daquilo que nos sentimos seguros e não porque é obrigatório se posicionar. Temos a informação necessária sobre o assunto? Não? Então leia sobre, estude e construa seu pensamento.
Ainda que você conheça profundamente o assunto é importante tentar estabelecer um diálogo a partir de um posicionamento e não impor uma opinião como se esta fosse a única possível.
Entenda que quando você decide se posicionar sobre um assunto, não tem como agradar a todos. É normal que algumas pessoas não concordem com a sua opinião.
Precisamos exercer a escuta, a tolerância, a compreensão, para buscar construir consensos, pelo menos os que forem possíveis. Divergir é muito fácil, convergir é que é difícil.
Controle sua vaidade. Ainda que te pareça o mais absurdo do mundo, opiniões, cancelamentos, comentários agressivos e depreciativos são apenas o retrato da parte mais triste do seu ser, somar ao diálogo com ideias que construam é sempre um caminho mais sadio.
Percebo que cada vez mais a pressão de que você precisa dar sua opinião e se posicionar sobre tudo está crescendo e causando muitos estragos por aí.
Nem sempre conseguimos nos aprofundar, nem sempre temos o interesse e muitas vezes precisamos digerir as informações com calma para conseguirmos construir um pensamento baseado em nós mesmos e não na opinião alheia.
Meu conselho aqui para as pessoas e marcas que usam a plataforma com objetivo comercial é, não se deixar levar pelo imediatismo que o algoritmo nos sugere e muito menos pelas centenas de vídeos de pessoas dando opiniões sobre determinado assunto.
O silêncio em nome de um maior entendimento é muito melhor do que uma opinião vazia, rasa e que muitas vezes não se enquadra a você.
Como evitar o efeito manada?
Na internet é muito comum que pessoas, marcas, influencers se posicionem em relação a um assunto que está em alta, pelo fato de que todos estão se posicionando.
No fim a ansiedade de ver todos falando de um assunto, faz com que muitos se posicionem de maneira genérica, sem embasamento ou em assuntos que vão contra os valores e propósito da sua marca.
Por isso cuidado, sempre analise antes de dar a sua opinião! Compartilho aqui uma reflexão para ser feita antes de decidir se posicionar sobre determinado assunto, espero que ajude.
Posicionar é sobre emitir opiniões, compartilhar valores… Mas não é necessário expor opinião sobre tudo, só porque todo mundo está falando determinado assunto.
Antes de expor sua opinião, questione-se:
- Este assunto vai de encontro com os valores que eu defendo?
- Esse é o foco do meu conteúdo?
- Tenho conhecimento no assunto?
- Estou embasando minha opinião em algum dado, artigo ou informação, para que esse posicionamento se justifique?
- Posso fazer algum link com o conteúdo da minha marca?
Como se posicionar, afinal?
Não há um jeito certo ou errado, mas é necessário pensar muito bem antes de expor sua opinião. Não aja por impulso, tenha responsabilidade e pense nas consequências.
Já desistiu de postar algo por medo do cancelamento digital?
Se você respondeu SIM!
Parabéns! Este é um sinal de que você entendeu que apesar de toda informalidade das redes sociais, você não está em casa cercado das pessoas que te amam, é preciso sim ter cuidado ao se expor.
Cancelamento digital
Provavelmente você já ouviu por aí que alguém foi cancelado na internet. Mas o que significa cancelamento digital ou cancelar alguém na internet?
Significa remover a pessoa da sua posição de influência, após ela cometer um “erro” ou ter uma atitude ou posicionamento questionável.
A cultura do cancelamento digital
Nas redes sociais o cancelamento ficou cada vez mais comum, até porque quem cancela tem grandes chances de viralizar e recebe atenção em forma de curtidas e compartilhamentos.
Porém…
…vale lembrar que não existe o alecrim dourado!
Ninguém é perfeito, somos todos humanos e cometemos falhas. A cultura do cancelamento digital, acaba fortalecendo a impressão de que existem pessoas, marcas que são perfeitas, vivem uma vida ideal e nunca cometem um deslize!
É possível evitar o cancelamento digital?
Essa é uma ótima pergunta, porém muito complexa. Você pode tentar evitar um cancelamento digital, mas é difícil e complexo.
A dica aqui é conhecer o seu público e saber se comunicar com ele. Lembre-se que você não precisa agradar todo mundo ou fugir das polêmicas. Mas é necessário ter clareza de valores.
E seja consiente!
Para finalizar sobre a cultura do cancelamento digital
No tribunal da internet, ninguém está livre de ser julgado!
Na minha opinião, é importante ter conhecimento sobre o assunto para estar segura do que está dizendo e assim propor um diálogo com as pessoas que te seguem, uma troca de idéias e não uma imposição.
Você vai errar, assim como todos erram, por isso a humildade ajuda bastante quando ao cometer um erro somos repreendidos por aqui. E se mesmo após o diálogo você ainda estiver segura do seu posicionamento, ótimo, tudo bem não agradarmos a todos.
Fica aqui uma reflexão, se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com mais alguém que também possa ajudar ?