Hoje vamos falar sobre humanização de marca, e se é possível humanizar sem aparecer, o que você acha?
Primeiramente, vamos começar com uma reflexão, de uma frase escrita por Seth Godin. Ele escreveu diversos livros sobre negócios, e foi um dos primeiros a fundar uma companhia de Marketing Online.
“People do not buy goods and services they buy relations stories & magic.”, traduzindo seria, “Pessoas não comprar produtos e serviços. Elas compram relações, histórias & mágica.”
Pessoas sempre compram histórias e emoções. Somos seres humanos, e é natural que a gente busque relacionamentos, emoções e histórias!
Por isso é importante saber comunicar o seu porquê como marca, e não somente o que você vende!
Isso chama humanização ?
Verdades sobre humanização de marca:
Humanizar uma marca é aproximá-la do humano, com propósito, valores, sentimentos, desejos, expectativas e muito mais.
Tudo isso precisa estar perceptível em toda comunicação pessoal ou comercial.
Um plano de comunicação digital aliado ao estudo de branding da marca vai te ajudar muito nesta difícil tarefa!
- Não se trata de postar selfies e sim deixar claro o que é belo para você/ a marca.
- Não precisa mostrar o churrasco de domingo e sim o que você/ a marca acredita ser legal fazer nas horas vagas.
- Não é sobre o trabalho em si, é sobre a sua contribuição no mundo.
3 Passos para humanizar a sua marca mo digital
Quando falamos em humanização vale lembrar que é necessário começar tudo com foco no cliente, pois não existe humanização se não tiver empatia, se colocar no lugar do outro para entender o ponto de vista dele.
Cada um de nós é único, com a sua própria história e percepção do mundo. Comunicar isso de forma humana vai conectar você com a sua audiência!
- Escolha o líder e o arquétipo que representará a marca (o fundador? O símbolo da marca? Uma ilustração?)
2. Elabore o branding da marca para definir itens como: crenças, voz, ícones, etc…
3. Faça um plano de comunicação pensando nos diferentes canais digitais que vai usar e como você comunicará os valores do seu produto em cada um deles
Dica bônus:
Lembre-se, as pessoas buscam por produtos que resolvam um problema mas o que encanta seu cliente são os valores da sua marca!
Humanizar sem aparecer, é possível?
Agora a pergunta que não quer calar, é possível humanizar sem aparecer?
Cada vez mais as pessoas tem buscado por marcas humanizadas, por marcas pelas quais elas se conectam de alguma forma, mas e quem não quer aparecer? É possível humanizar?
Como falamos acima, humanização de marca não é apenas sobre postar selfie, aparecer nos stories, ter foto própria no perfil. Humanizar uma marca vai muito além disso.
Muito se fala de humanização da marca nas redes sociais, porém o que eu vejo muitas vezes também são pessoas confundindo humanizar com aparecer. Por isso resolvi trazer esse assunto aqui.
Compartilho aqui alguns exemplos de marcas humanizadas, que não possuem uma pessoa real falando com a audiência, mas que conseguiram humanizar mesmo assim de diferentes formas!
Espero que gostem e se inspirem nos exemplos!
A Netflix
Netflix, não tem uma foto de perfil com uma pessoa real, ela usa o símbolo da marca como foto do perfil e também líder.
Ela optou por humanizar sua marca através da forma que produz os textos usados nas legendas e fotos dos personagens dos seus produtos (filmes e séries).
Você já leu as respostas da Netflix aos comentários da sua audiência? Sua marca registrada é o bom humor, as pessoas se conectam e eles conseguiram criar uma comunidade super engajada.
Outra forma de humanizar
A Netflix usa os atores dos filmes, séries para mandar recados, falar com a audiência e desta forma humanizar o perfil!
Neste caso, o astro Jason Momoa, do filme Justiça em Família, deu um recado em português: “o pai ta on”. Isso é uma forma de humanizar com os próprios personagens.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza, da Luiza Trajano, criou uma líder virtual, que esclarece as dúvidas, descomplica termos técnicos, mostra os benefícios e usabilidade dos produtos.
Deu tão certo que a MagaLu se tornou uma influencer digital, carismática, humana e próxima dos seguidores.
Magalu
A MagaLu se tornou marca registrada da Magazine Luiza, e tem muito engajamento nas redes sociais com ela. As pessoas se sentem próximas dela.
A Chanel
A Chanel tem como missão permanecer fiel ao seu passado e da sua fundadora e ao mesmo tempo, ser referência como a casa do luxo ao longo dos anos, criando o desejo, agora e para sempre.
Para isso ela usa modelos de beleza contemporânea em situações do cotidiano da sua persona para despertar essas sensações e humanizar a marca através dessas modelos.
Chanel
E você? Como poderia humanizar a sua marca sem necessariamente estar à frente da sua comunicação?