No Marketing de conteúdo falamos muito sobre produzir conteúdo relevante, mas você sabe o que é conteúdo relevante afinal? Vou deixar aqui dicas de como produzir conteúdo relevante e quais erros devemos evitar no Marketing de Conteúdo.
O que é conteúdo relevante?
Um conteúdo relevante é aquele que gera algum benefício para quem está lendo, pode ser solucionar um problema, esclarecer dúvidas, ou ensinar algo. Além disso, um conteúdo relevante deve passar a mensagem de forma clara e completa sobre um determinado assunto.
Também é importante dizer que o conteúdo relevante, deve sempre solucionar dúvidas, resolver problemas da persona da marca ou empresa. Não apenas solucionar dúvidas, ou ensinar conteúdos aleatórios, eles devem estar de acordo com o conteúdo da marca.
Quando você como empresa, marca pessoal conhece a sua persona, cria conteúdos relevantes, soluciona dúvidas, ajuda, ensina a sua persona e consegue ser útil para eles, isso faz com quem você e a sua marca sejam lembrados pela sua audiência, de forma positiva.
Ou seja, por ter ajudado o público quando ele precisou, quando eles precisarem comprar algo, automaticamente a sua empresa será lembrada por eles, pois as pessoas tendem a fazer negócios com empresas que elas já conhecem ou já tem algum vínculo. Por isso é tão importante criar conteúdos relevantes que vão ajudar o seu possível cliente.
Como produzir conteúdo relevante?
Um conteúdo relevante é fruto de estudo e planejamento bem feito, por isso, antes de criar os conteúdos é importante pensar na estratégia. Aqui vão algumas dicas para que você possa criar conteúdos relevantes:
Para o conteúdo ser relevante ele deve…
1. Estar relacionado à informação que a pessoa está procurando
Um conteúdo pode ser relevante, mas precisa ser relevante para a pessoa que está procurando. Portanto é importante conhecer bem a sua persona e criar conteúdos que sejam relevantes para ela. Pois desta forma você estará atraindo as pessoas certas.
2. Ser útil, ajudar a pessoa a obter os resultados desejados
Além de ser relevante o seu conteúdo precisa ajudar a sua persona a obter o resultados, por isso invista em conteúdos que sejam possíveis e fáceis de serem colocados em prática.
3. Ser valioso
Ou seja, levar a pessoa do ponto A para o ponto B, causando alguma transformação.
4. Servir de inspiração
O seu conteúdo deve servir de inspiração, provocando sonhos e desejos nas pessoas.
5. Ser divertido e prazeroso
Seja leve, use uma linguagem simples, evite os termos técnicos, se possível ensine de uma forma divertida. As pessoas usam as redes sociais como um passa tempo também, é importante passarmos a mensagem de uma forma leve e prazerosa!
Se você deseja criar conteúdo relevante é importante pensar em como este conteúdo pode transformar, inspirar, educar e entreter a vida da sua persona.
O marketing de conteúdo serve para um propósito e tem alguma conexão com o que está na mente das pessoas. Não é apenas sobre criar conteúdos para vender o seu peixe, mas criar conteúdos relevantes que vão de encontro com o propósito da sua marca.
5 Erros para evitar no Marketing de Conteúdo
Se você tem um objetivo definido para o seu conteúdo por aqui, saber o que devemos fazer é tão importante quanto saber o que NÃO devemos fazer!
O marketing de conteúdo é uma ferramenta maravilhosa mas postar conteúdo bom sem estratégia, pode ser muito cansativo e desestimulante.
Compartilho aqui alguns erros para que você possa evitá-los e consiga os resultados desejados.
1. Não ter a sua persona definida
Se você não conhece a sua persona, como poderá ser atrativo? Para produzir conteúdo relevante é necessário saber para quem está escrevendo e quem deseja atrair com cada tipo de conteúdo que produzir!
Se você tem dúvida sobre público-alvo e persona, leia esse artigo também.
2. Não possuir um calendário editorial
Para alcançar resultados é preciso qualidade, quantidade, regularidade e analisar as métricas. Sem planejamento para isso é impossível. O calendário editoria vai ajudar você a manter a regularidade, quantidade e qualidade!
3. Focar apenas no produto
Foque em conteúdos de valor que educam a sua persona, resolvam algum problema dela, que a inspirem e a divertem. Seja útil para ser lembrado!
4. Não fazer chamadas para ação
Depois que você atraiu a atenção da sua persona e entregou conteúdo de valor é importante dar o próximo passo e investir em boas CTAs (chamadas para ação) para que aconteça o próximo passo.
O próximo passo pode ser uma venda, se escrever para a sua Newsletter, entrar no seu site, etc…
5. Não analisar os seus resultados
Depois de planejar, criar e divulgar os seus conteúdos é hora de analisar! Entenda o que deu certo, qual formato teve melhor performance, busque entender porque aqueles conteúdos foram bem e repita!
Para concluir:
Para concluir deixo uma mensagem de reflexão.
Na vida, tudo que é possível tocar, um dia foi imaginado por alguém.
No marketing de conteúdo também não é diferente, em primeiro lugar você precisa encontrar uma estratégia autentica para seu negócio, doar um bom conteúdo para o seu público e mensurar os resultados dos seus esforços.
Ah, é sempre bom lembrar! Nada que tenha real valor acontece de um dia para o outro. Então não perca tempo, crie o mundo que deseja para si, trace seu objetivo, crie conteúdos de valor e veja os resultados desejados se materializando… ?