Entenda a importância e os caminhos para encontrar o diferencial da sua marca. Um passo importante para evolução do seu negócio.
Lembre-se que a sua estratégia de diferenciação de marca não comunicará todos os motivos pelos quais os consumidores devem comprar seu produto.
Este também não será o seu discurso de vendas, ele serve como um identificador para que o seu público-alvo entenda a essência da sua marca!
Pense como você deseja ser conhecida e lembrada como marca e desenvolva isso na sua comunicação.
Encontrando um diferencial enquanto marca na prática
- Qual o seu DNA de marca?
Para diferenciar a sua marca é necessário ter um DNA próprio, valores e propósito. Podem partir da sua história, visão de mundo ou vontade de contribuir. - Escolha o seu tom de voz!
Independente se o seu tom de voz é mais informativo, educativo ou divertido, passe autenticidade e sinceridade. Marcas que se destacam e usam muito bem o tom de voz é a Dove e Itaú - Conheça seu público
Você não vai agradar a todos, não vai se destacar tentando alcançar todos. Então, entenda quem é o seu público-ideal, o que é importante para ele e foque nisso! - Escute
Nada melhor do que o seu próprio cliente para dizer as razões que fazem ele não comprar do vizinho e comprar de você. Por isso fique atento aos feedbacks dos seus clientes.
Gerindo as expectativas e diminuindo as frustrações
É normal criar expectativas, seja em um projeto pessoal, no trabalho, no relacionamento…
Afinal, criar expectativas é algo normal do ser humano, estamos sempre querendo prever o futuro e antecipar situações para conseguir concretizar nossos desejos.
Mas e quando não ocorre da maneira como prevemos?
Como eu queria dizer que existe um passo a passo, mas infelizmente não tem. Compartilho aqui frases que eu mesma preciso reafirmar de tempos em tempos para mim mesma, espero que ajude ?✨
- Pare de achar que você precisa dominar o mundo, e foque mais em administrar a si mesmo.
- Seja resiliente e conte com imprevistos e falhas.
- Não seja responsável pelas atitudes e expectativas dos outros, e sim pelas suas próprias.
- Não é apenas sobre chegar no fim da linha, mas aprender a comemorar e valorizar as pequenas conquistas ao longo da caminhada.
- Pare de se comparar e foque em comunicar com clareza o que deseja e espera!
Estamos velhos demais para isso aqui?
É possível com 30 e poucos já se sentir velho demais?
Parece que aqui na internet isso é possível, e vejo muitas pessoas, empreendedoras que tem esse sentimento de não pertencimento e da infantilização da internet.
Pessoas que deixam de investir aqui nas redes sociais por não achar o seu “lugar”. Porém, nós como marcas precisamos encontrar o nosso lugar, encontrar um diferencial, definir e ser fiel aos nossos valores e aprender a driblar o sentimento de não pertencimento.
Você já teve a sensação de que não se encaixa mais na internet?
Filmes, séries, músicas, campanhas publicitárias, moda… tudo isso parece não combinar com você?
Rola o feed e de todos os vídeos que vê, talvez um ou dois você se identifica.
As músicas parecem ter todas 4 frases que se repetem incansavelmente. Da mesma forma, ao ir comprar uma blusa você vai encontrar milhares de croppeds, em cores chamativas e cheio de “frufrus”.
Tudo gira em torno da próxima “trend”, e todo dia tem uma nova trend, nada mais é feito para durar!
Você já teve esse sentimento? Eu já!
Ainda sobre marca
Para complementar esse tema, que tal conferir nosso artigo: Como criar uma marca relevante