Ninguém é você, esse é o seu poder!
As pessoas podem até copiar o que você criou mas não quem você é.
Utilize a sua personalidade, as características que você possui, veja em sua história o que se repete, seus aprendizados, esses aspectos juntos formam o seu diferencial e este é o seu poder!
Autoconhecimento, a chave para uma comunicação forte
Quanto mais você se conhece, mais você ganha poder sobre você, sobre as suas emoções, sobre as suas ações.
Antes de comunicar, você precisa se entender, se abraçar, saber os seus pontos fortes e as fragilidades, esse entendimento vai levar a sua comunicação de uma forma mais leve e mais autentica.
Se eu pudesse lhe dar somente um conselho, seria invista em você mesma. Dicas:
- Qual seu ponto forte? Quando foi a última vez que numa mesa as pessoas pararam para te ouvir atentamente? Anote o que você falou, como falou e porque você ganhou atenção das pessoas, este momento vale ouro mas é preciso entender o que fez com que ele brilhasse.
- Entenda as suas fraquezas, suas vulnerabilidades e entenda como você fez para fortalecê-las. As pessoas querem ouvir histórias de superação e não vitimização. Não culpe ninguém pelos seus resultados.
- Quando alguém criticar e você não ver razão para tal responda com seus resultados e exemplifique com a sua própria história.
Características femininas que ajudam na comunicação digital
- Cuidado
- Empatia
- Escuta
- Acolhimento
- Sensibilidade
- Multiplicidade de funções
Você sabia que segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, as mulheres são a maioria quando o assunto é marketing e comunicação?
Nós mulheres possuímos características fundamentais para atuar com planejamento estratégico, compreensão de tendências, resolução de problemas, além de fortalecimento de marca e imagem.
As mulheres costumam ter mais facilidade em se comunicar, estão mais presentes nas redes sociais, possuem sensibilidade e generosidade para construir histórias e entregar resultados.
Mulher, você já está usando essas características para fortalecer a sua comunicação aqui?
Como construir uma marca de sucesso como a da Oprah Winfrey
Oprah nasceu no estado do Mississippi, nos EUA. Sua mãe trabalhava como empregada doméstica e a criou sozinha. Até os 6 anos de idade morou junto com a sua avó materna em extrema pobreza.
Durante a sua infância sofreu abuso sexual de seu tio e primos, aos 13 anos devido aos abusos decidiu fugir de casa e aos 14 anos engravidou, porém seu filho nasceu prematuro e acabou falecendo.
Também morou um tempo com seu pai, o qual era rigoroso e priorizava sua educação. Com 17 anos Oprah foi vencedora de um concurso de beleza, o que a motivou a trabalhar com televisão.
Iniciou os estudos e se formou em Comunicação, através de uma bolsa de estudos. Após sua graduação, estreou seu primeiro programa de TV, que teve 8 anos de duração.
Depois com sua carreira mais consolidada, estreou seu programa de maior sucesso, The Oprah Winfrey Show, programa de entrevistas e Talk Show, este permaneceu no ar por longos 25 anos e bateu recordes de audiência.
Hoje trabalha na indústria cinematográfica e estrelando programas na Apple TV, além de estar engajada com diversas causas humanitárias.
Se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo e foi a primeira mulher negra a ocupar uma das 25 posições das mulheres-norte-americanas.
Não é sobre dinheiro, mas como ela transformou a sua história repleta de violência e abuso, em uma história de superação que inspira tantas outras mulheres!
Agora que você já conhece a história desse ícone, vamos analisar as principais lições que podemos aprender com ela:
- Revele sua história pessoal: não precisa contar a sua vida inteira, mas entregue a sua mensagem!
- É possível: não é sobre onde você nasceu, mas sim sobre o que você faz com o que você tem!
- Assuma riscos: na sua trajetória ela sempre falou de assuntos não muito comentados e prezava pela diversidade e inclusão.
- Valorize a sua audiência: ela sempre fez com que seus fãs se sentissem valorizados, presenteava e surpreendia seus fãs.