Humanização de marca – Formas de humanizar o perfil da sua marca, por Carol Massiere.
Por que é importante cuidar da sua marca digital?
- Após a pandemia, passamos a viver num mundo altamente conectando, antes mesmo de conhecer você ou sua marca as pessoas vão buscar sobre você em canais digitais;
- Se tudo em você comunica, fisicamente ou digitalmente, a sua presença, a sua imagem, o que você pensa e todos seus atributos sensoriais causam uma emoção nos outros;
- Planejar sua marca vai te ajudar a controlar os sinais que você emite, pois muitas vezes não sabemos o que queremos comunicar e nem pensamos nas nossas escolhas e comportamentos e por isso podemos causar impressões equivocadas;
Você já parou para pensar o que faz o seu cliente comprar de você?
Outro dia precisei contratar um Transfer, eu não conhecia nenhum então fui para o Google buscar. Primeiro olhei os sites, as indicações das pessoas, depois entrei em contato para saber se o atendimento era aquilo mesmo, se o valor estava dentro do meu budget para então fechar o serviço.
Qual foi o fator psicológico que me fez fechar com a empresa?
SEGURANÇA. A marca que me passou segurança e confiança através da sua comunicação digital me inspirou a entrar em contato e contratar o serviço deles
O trabalho de Branding e Marketing de conteúdo é justamente sobre tentar controlar as emoções que a sua marca causa nas pessoas através da sua comunicação.
E hoje, assim como para as marcas corporativas, ter o controle da sua imagem é fundamental também para marcas pessoais já que todos nós, independente da área profissional que atuamos, somos julgados pelo o que comunicamos digitalmente.
Humanização de Marca e formas de humanizar o seu perfil:
E quando o assunto é cuidar da sua marca, não podemos deixar de falar sobre humanização de marca. Visto que hoje cada vez mais estamos disputando a atenção das pessoas, quem consegue se conectar e dar um atendimento mais humanizado, sai na frente.
Humanização de marca ou humanizar o seu perfil não é só aparecer nos stories, não é só mostrar quem está por trás da marca, não é mostrar a vida pessoal, se você gosta de fazer isso, e ficar à vontade está tudo bem. Mas tem gente que não gosta e se sente culpado por achar que não está “humanizando a sua marca”.
Quando falamos em humanização de marca é sobre trazer o lado mais humano da marca, para que ela consiga se conectar com os humanos. Como fazer isso? Comunicando a essência da marca, sendo autêntica e provocando emoções no cliente.
Existem inúmeras formas de humanizar a sua marca, conteúdos personalizados e que causam uma emoção são os que mais conectam, concorda? Separei aqui algumas formas de humanização de marca:
- Fale com seus seguidores:
Construa uma ponte de acesso para que eles se sintam à vontade para perguntar e tirar dúvidas com você. - Defenda o que você acredita:
O que move você ou a sua marca, quais bandeiras você defende, porque e para que a sua marca foi criada, fale sobre isso para que as pessoas possam se conectar com você. - Promova experiências:
Surpreenda as expectativas do seu cliente, mostre que você se importa com ele e que ele tenha a melhor experiência, entregando além de um produto ou serviço. - Crie conversas:
Pergunte a opinião, escute o que o seu cliente tem a dizer. Se coloque no lugar do seu cliente e dê o seu melhor.
Além da humanização de marca, deixo aqui algumas metas importantes para quem cria conteúdo no digital:
Nesse post falamos bastante sobre humanização de marca, se conectar com a sua audiência e não necessariamente precisar aparecer todos os dias.
E nesse clima compartilho aqui 5 metas para todo empreendedor e criador de conteúdo sobreviver ao digital neste ano rsrs
Qual dessas meta você precisa colocar em prática nesse ano?
- Produzir mais e consumir menos.
- Dar mais ouvidos ao seu cliente, e menos aos “gurus”.
- Fazer mais testes, deixar o “achismo” de lado.
- Buscar mais a sua autenticidade, se comparar menos.
- Ser o fã número 1 da sua própria marca. Para que os outros acreditem é importante você acreditar primeiro.