O que é Branding Sensorial e como utilizar na sua marca? Confira abaixo exemplo dessa tática de marketing e se inspire para usar essa técnica no seu negócio.
Branding Sensorial é um recurso do marketing que trabalha com conexões físicas e emocionais por meio dos cinco sentidos do corpo: visão, tato, audição e olfato. Tudo isso é embasado em um conjunto de estímulos do cérebro, que foi estudado e comprovado pelo neuromarketing.
De acordo com estudos do mercado de comunicação, o Branding sensorial pode influenciar em mais de 70% no poder de compra, quando a estratégia de abordagem envolvem três ou mais sentidos, bacana né?
Dicas para utilizar o Branding Sensorial na sua marca
O Branding Sensorial se baseia em estimular nossos 5 sentidos para, junto com outras ferramentas de construção de marca, criar uma experiência única, fortalecer seu posicionamento e vínculo emocional com a sua audiência.
Quem nunca passou em frente ao cinema, sentiu aquele cheirinho de pipoca e deu vontade de comer? Ou entrou em uma confeitaria, sentiu aconchego com a música ambiente e deu vontade de sentar para comer aquele doce com cheiro gostoso?
No ambiente físico, os sentidos são mais fáceis de serem explorados, mas e no digital? Confira minhas dicas aqui e me diz se você já teve alguma experiência sensorial digital.
- Visão:
Não importa se você possui uma galeria de arte ou hamburgueria, é essencial pensar na composição das fotos/ vídeos para construir um feed/ stories/ reels que desperte uma sensação no consumidor. Crie moodboards para sua marca no Pinterest para ajudar nesta elaboração.
- Audição:
O som pode despertar vários efeitos positivos, por isso minha dica aqui é tenha uma playlist salva no Instagram ou em alguma plataforma de áudio que represente os valores e propósito da sua marca. Assim fica fácil de escolher músicas para seus stories, vídeos, reels.
- Tato:
No digital, não conseguimos tocar nos produtos (ainda rsrs), mas você pode brincar com as texturas através de vídeos (ex.: ASMR) e fotos com detalhes do seu produto. Tudo isso aguça o sentir.
- Olfato:
O cheiro é algo que remete às lembranças, às sensações, às vivências, às experiências, portanto use isso a favor da sua marca. É claro que no digital não conseguimos transmitir o cheiro, mas os vídeos de forma estratégica podem nos ajudar nessa missão. Exemplo? Um vídeo que mostra o descascar da tangerina ou uma pipoca transbordando da panela.
- Paladar:
Empreendimentos de gastronomia sabem o quanto é importante despertar o paladar do cliente. No digital exploramos vídeos ou fotos que despertem desejo de comer, exemplo mexer um brigadeiro na panela, mordendo uma manga suculenta, etc.
3 inspirações de Branding Sensorial
Você já pensou qual sensação a sua marca desperta? E qual a sensação que as pessoas tem ao visitar o seu perfil e veem suas fotos, seus vídeos?
Não é só postar, não é só fazer um vídeo ou só um stories, cada vez mais, é sobre ser intencional e comunicar a sua mensagem com autenticidade criando uma experiência agradável para sua audiência.
Exemplo:
Neste vídeo feito pela @kachafurniture, que é Furniture Artist, o barulho da tinta sobre o móvel, do pincel batendo na madeira, as texturas sendo criadas com as letras, a lixa dando o acabamento, tudo isso desperta o nosso ímpeto criativo e dá vontade de fazer também.
Ideal para nichos de: decoração, design, marcenarias e trabalhos manuais no geral.
Neste vídeo, feito por @aymorr, a edição da música está sincronizada com as imagens o que desperta mais ainda as sensações, a emoção, a batida do nosso coração. Junto a isso temos uma vista linda da sacada, o vinho sendo servido e uma tábua de delícias te convidando a curtir essa experiência com ela.
Ideal para nichos de: viagens, hotelaria e gastronomia em geral.
Neste vídeo, feito pela @joyce.rbraga, ela ensina como fazer um sorvete de frutas vermelhas com coco, mas muito mais do que isso, ela desperta o nosso paladar, ela explora a textura e cor do sorvete e deixa aquela água na boca.
Ideal para nicho de saúde e bem estar, nutricionistas e gastronomia em geral.