Dicas para vender mais em 2022 – por Carol Massiere.
O que faz seus clientes comprarem de você?
Você já parou para pensar o que faz os seus clientes comprarem de você? Porque eles escolhem a sua marca e não a do concorrente?
Para falarmos sobre esse assunto é necessário entender sobre a importância do cliente, de escutar e procurar entendê-lo. Muita coisa vem mudando, e 2022 sem dúvidas vai ser um ano em que o foco necessariamente precisa ser o seu cliente!
Confira os 5 elementos que Philip Kotler escreveu em seu último livro, Marketing 5.0, onde ele fala sobre essa nova era do digital e da informação. Esse conteúdo é para você estudar, entender a importância dessas mudanças, dos novos elementos e como adaptar tudo isso para o seu negócio em 2022.
Segundo Philip Kotler, no livro Marketing 5.0, quem responde isso é a união da tecnologia com a inteligência humana. Quais são os elementos do marketing 5.0 que vão ajudar você a atrair clientes em 2022?
- Marketing baseado em dados: não podemos mais basear estratégias de negócios em achismo, na era digital e da informação é possível criar estratégias com bases em dados concretos.
- Marketing Preditivo: trabalhar com a gestão do cliente, produto e marca, onde você busca fazer as previsões, chances, de cancelamento, sucesso de um produto, etc..
- Marketing Contextual: faz uso da inteligência artificial para reconhecer o cliente e aprender com ele, permitindo que as marcas se antecipem e construam respostas mais personalizadas.
- Marketing Aumentado: ocorre através do funil de vendas, que atrai os possíveis clientes através de conteúdos relevantes, educacionais até que o cliente tenha confiança suficiente para comprar na marca.
- Marketing Ágil: como o próprio nome diz, marketing com agilidade onde isso retorna em resultados em tempo real para o cliente. Também leva em consideração um fluxo ágil, com diminuição de burocracias e maior satisfação dos clientes!
Dicas para vender mais em 2022
Pessoas não compram produtos e serviços, elas compram transformações e experiências. Por isso, cada vez mais para vender você precisa focar na transformação gerada pelo seu serviço ou produto.
Como fazer isso? Criando conteúdos relevantes, que mostram a transformação gerada através do seu produto ou serviço, despertando o desejo do seu potencial cliente. Separei aqui 3 dicas que tenho certeza que vão ajudar você a atrair mais clientes e vender mais em 2022.
E o mais importante para 2022, é manter a sua ESSÊNCIA! Esse sem dúvidas é e sempre será o seu maior diferencial.
Agora vamos as dicas para vender mais em 2022:
- Atraindo o público certo.
Conteúdos práticos, nichados, rápidos e que resolvem algo que o seu potencial cliente deseja. Use títulos estratégicos, não muito longos e imagens com alto impacto visual. - Despertar o desejo.
Para quem vende produtos, mostre a utilidade do seu produto na prática e despertando o desejo do seu cliente de ter aquele produto.
Para quem vende serviços, aposte em conteúdos que gerem uma pequena transformação na sua audiência.
- Ofereça a SOLUÇÃO!
A sua oferta, não deve ser sobre o seu produto, ou serviço, mas sim sobre a solução que você resolve através dele.
Na prática:
Não venda procedimentos dentários – Venda saúde e um sorriso atraente.
Não venda máscara facial – Venda uma pele macia e sem espinhas.
Não venda micropigmentação de sobrancelhas – Venda um olhar marcante.
Não venda cursos – Venda a sua experiência, conhecimento e as suas ferramentas de transformação.
Depois das dicas para vender mais, eis a questão: Quem vende mais? Creators X Celebridades?
Já que estamos falando sobre dicas para vender mais em 2022, vamos fazer essa reflexão juntos. O que você acha quem vende mais creators (criadores de conteúdos) ou celebridades (pessoas famosas)?
- Celebridade é o foco, já os Creators focam na audiência.
Uma celebridade é admirada por muitos pois teve uma enorme exposição nas mídias mas pouco conhece quem são essas pessoas que se conectam com ela. Já um criador de conteúdo construiu uma audiência aos poucos, trocando informações com seus seguidores, tornando-se íntimo e entendendo muito bem quais são seus desejos e como eles se comportam.
- Celebridades geram alcance, Creators relevância
Celebridades costumam ter mais credibilidade com as marcas já Creators tem a credibilidade do seu público, eles formam uma opinião e moldam um comportamento ou pensamento.
- Creators impactam nichos, Celebridades multidões
As celebridades são pessoas que estão em evidência por sua trajetória profissional/ pessoal há um bom tempo e em várias mídias. Creators construíram visibilidade atraindo pessoas interessadas pelo conteúdo que criam, pela forma como se apresentam e comunicam, gerando menor dispersão de público.
Por isso, podemos dizer que os criadores de conteúdo têm mais compreensão do comportamento do consumidor do que a maioria das marcas e empresas por natureza! Os creator recebem feedbacks, comentários por meio do conteúdo que produzem, por isso aprendem mais rápido sobre o que as pessoas gostam e o que gera engajamento.
E esse é o grande pulo do gato, entender a sua audiência, escutá-la, analisar os dados e produzir! As celebridades têm perfis com milhares de seguidores, mas ainda precisam desenvolver esse lado de entender a sua audiência.
Concorda? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!
3 comments
Otimo conteudo parabens. Gostei do site. 769392044
Quem bom que gostou!
I really enjoyed your article. Congrats on the content. 93667149