Como perder o medo de aparecer e começar o ano soltando a sua voz, por Carol Massiere. Vamos começar com uma reflexão, do Marcus Aurelis: “Tudo que ouvimos é uma opinião, não um fato. Tudo que vemos é uma perspectiva, não uma verdade”.
Ou seja, não podemos controlar o que o outro pensa sobre nós ou os eventos que ocorrem ao nosso redor mas podemos sim controlar a nossa reação diante dos acontecimentos.
Foque no que você pode controlar.
Vamos perder o medo e começar 2022 soltando a voz para a câmera?
Você tem medo de gravar vídeos? Não consegue fazer live, stories, etc? É normal, confesso que eu também sou assim e que no início era um pesadelo, não me sentia à vontade em gravar vídeos.
O que posso afirmar para vocês é que com o tempo isso passa e você começa a ter mais domínio na sua comunicação. Todos sabemos da importância que os vídeos tem para o nosso trabalho no digital então não tem mais espaço para vergonha, ok?
Compartilho aqui algumas dicas que funcionaram para mim e se você tiver outras não deixe de escrever pra mim!
- Faça um roteiro e escreva em tópicos as informações que você precisa falar. Leia em voz alta, repita para você mesma o texto e tente marcar na memória palavras “ganchos” que vão te lembrar do próximo tópico;
- Escolha um lugar iluminado para a imagem ficar nítida, posicione a câmera e faça vídeos “testes”, sem o compromisso de postar, apenas para treinar o texto e entonação e ver se a luz e o enquadramento estão ok!
- Antes de começar a gravar de fato faça exercícios vocais se conhecer algum, dê pulinhos, vale dançar também. O importante aqui é fazer com que sua energia flua no seu corpo e que você ganhe mais confiança e potência.
- Com o corpo energizado você precisa dar intenção ao que está falando, ascender seu olhar, acreditar no texto, dar ritmo as palavras, gostar de comunicar aquilo e agir com naturalidade, ainda que por dentro você esteja tremendo!
- Quando temos vergonha imprimimos na câmera um certo desconforto, uma incerteza no que falamos, por isso não fale sobre o que você não acredita e nem dance coreografias se isso não faz sentindo para você.
- Se comunicar bem nas câmeras é treino. No início não vai ficar legal e tudo bem. O importante é ter persistência e ir sempre corrigindo o que você acha que pode melhorar. Eu prometo que com o tempo você se surpreenderá com os resultados!
Guia para gravar vídeos para o Instagram
Existem muitos formatos que podemos utilizar aqui no Instagram, mas os vídeos sem dúvidas alguma virou protagonista por aqui também, por isso é importante entender cada formato e ver o que pode ser usado a favor da sua marca.
Confere essas dicas aqui, e depois me conta qual a sua maior dificuldade para gravar vídeos?
Vídeo no feed:
Duração máxima: 03 à 60 segundos
Ideal para: conteúdos ligados ao que você faz, seu produto ou serviços, com o objetivo de reforçar os valores e identidade da sua marca.
Ponto de atenção: ideal é não utilizar para promover eventos ou algo que acontece em uma data específica, para isso prefira os stories e deixe o feed para conteúdos sem data de validade.
Stories:
Duração máxima: 15 segundos por vídeo, com um máximo de 100 vídeos.
ideal para: engajar a comunidade, aprofundar a relação, humanizar a marca, falar de valores e crenças, mostrar bastidores do negócio, passar dicas rápidas, compartilhar conteúdos que não precisam de uma produção e dar informações em tempo real.
Pontos de atenção: evitar vídeos ou conteúdos muito longos, há risco das pessoas pularem seus stories sem prestar atenção.
IGTV:
Duração: mais de 60 segundos até 1 hora.
Ideal para: aprofundar assuntos, sessões de perguntas e respostas, vlogs, dicas e tutoriais.
Dicas extra:
Ter uma capa com um título identificando o assunto do vídeo.
Um roteiro para organizar o que será dito.
Um local com boa iluminação e poucos ruídos.
Live:
Duração: até 4 horas, pode ser feito por até 4 pessoas.
Ideal para: fazer collabs com outros perfis, dividir conhecimento sobre um determinado assunto que você domina, fazer eventos, responder perguntas.
Pontos de atenção: evite usar sem aviso prévio, apenas para ver o que acontece.
Reels:
Duração: até 60 segundos.
Ideal para: entregar dicas de forma rápida, passo a passo, compartilhar informações breves, entreter, Importante criar uma narrativa e junto com ela uma expectativa para o resultado final.
Ponto de atenção: busque respeitar as margens do reels, pois caso não respeite, isso pode dificultar a leitura das legendas e visualização do conteúdo.