Qual a importância das cores para a sua marca? Psicologia das cores.
Como a psicologia das cores podem ajudar a posicionar a sua marca
Você sabia que ao usar cores estratégicas que reforçam o propósito e a mensagem que deseja passar, é possível aumentar a força do branding da sua marca?
Entender sobre a psicologia das cores é essencial para qualquer pessoa que queira trabalhar de forma profissional aqui no digital. Entender qual mensagem a sua marca vai passar com as cores que escolher é essencial.
Você já escolheu as cores da sua marca? Confira o significado das cores:
Rosa
O rosa simboliza a união da força e da inteligência, do fogo e da calma, da atividade e da passividade. Está associado à sensibilidade, doçura, ternura e delicadeza.
Verde
A cor da natureza, por ser a cor das coisas que crescem no mundo real, também é associada à riqueza, ao dinheiro. Por outro lado, as frutas quando não estão bem maduras dizemos que estão “verdes”, então essa cor também pode ser associada com imaturidade.
Laranja
Exótica e penetrante, ligada à diversão, sociabilidade e do lúdico. Foi muito usada durante muito tempo na publicidade, porém seu uso excessivo passou a levar os consumidores a evitá-la. Também está associada a coisas que não são levadas a sério.
Roxo
Pode transmitir muitas sensações, por vezes está ligado a tecnologia e a ciência, outras ao ocultismo, a fantasia e a magia. Também pode estar ligado à extravagância, poder e mistério. Marcas que escolhem esta cor tendem a fugir do convencional.
Cinza, Branco, preto
O preto e o branco trazem o ar de elegância, sofisticação e luxo. Quando utilizado junto com o branco pode ainda trazer a sensação de velocidade, inovação e tem tudo a ver com a tecnologia. Essas cores também lembram muito o minimalismo. Marcas de luxo e com um ticket mais alto normalmente usam essas cores.
Azul e Branco
Azul é a cor da comunicação, está relacionada também a tecnologia. Azul e branco trazem a sensação de segurança, paz, estabilidade e confiança. Por isso, muitas marcas ligadas a tecnologia, limpeza e higiene usam essas cores.
Vermelho e Amarelo
O vermelho é uma das cores mais fortes no mercado e é considerada a cor da paixão, mas também pode despertar a fome. Também se destaca por despertar a ação, já o amarelo representa o otimismo e a jovialidade.
Qual a importância das cores para a sua marca?
Assim como os valores da sua marca são de extrema importância, manter um esquema de cores que transmitam a sua mensagem também.
As cores têm uma influência muito grande no estado emocional de cada um, por isso antes de escolher as cores da sua marca tenha em mente qual mensagem deseja passar e escolha as cores e tons de acordo com a sua mensagem!
Então, qual a importância das cores para a sua marca?
- Clareza e propósito:
Assim como a sua mensagem, linguagem, tom de voz, posicionamento devem estar alinhados, as cores da sua marca também devem estar de acordo com a mensagem que deseja passar! - A primeira impressão é a que fica:
Você só tem uma chance para marcar a primeira impressão, as cores da sua página, do seu site, da sua loja, juntas vão construir a primeira impressão seja positiva ou não. - Aumentar a taxa de conversão:
As cores podem ajudar as pessoas a responderem positivamente ou simplesmente ignorarem a sua marca, tudo vai depender da maneira que você vai trabalhar com elas.
Bônus:
As cores influenciam no ambiente, por isso use cores convidativas no seu ambiente de trabalho, isso vai ajudar você na produtividade e energia do ambiente!
A importância das cores e como algumas marcas utilizam as cores para reforçar seu branding
A cor é uma realidade sensorial que não podemos fugir. Cada cor tem o poder de causar diferentes emoções e impactos visuais.
No marketing a utilização da psicologia é mais do que essencial, pois elas influenciam em diversos fatores de percepção do cliente. Porém vale lembrar que a cor por si só não faz o serviço completo, ela auxilia a transmitir uma sensação, uma mensagem, etc.
Se o restante não estiver alinhado, as cores não fazem milagres né? Confira as cores que algumas marcas usam e qual mensagem elas desejam passar!
Cores: aAzul, vermelho, amarelo e verde
Transmite: diversão, autenticidade e inovação.
Nubank
Cores: roxo
Transmite: inovação, criatividade e inteligência.
Victoria’s Secret
Cores: rosa
Transmite: romance, delicadeza e está ligado à feminilidade.
Animal Planet
Cores: verde
Transmite: renovação, juventude, natureza e o orgânico.