Exemplos de arquétipos e qual a relação deles com a persona, por Carolina Massiere.
O que os arquétipos podem fazer pela sua marca:
- Gerar conexão e identificação com o seu público alvo.
- Ajuda você a se diferenciar e atrair as pessoas certas para o seu negócio.
- Criar comunidades e um senso de pertencimento.
Pense em alguém com características fortes e em alguém que não sabe se posicionar, qual dos dois tem mais chances de ser lembrado?
Provavelmente quem possui características mais fortes, concorda?
O mesmo pode ser aplicado para a sua marca. Quem não tem uma posição clara, ou tenta abraçar várias causas, personalidades, valores, tudo de maneira superficial, dificilmente será lembrado em meio a processos decisivos.
O arquétipo da sua marca vai te ajudar a criar uma personalidade, gerar reconhecimento e se destacar no mercado criando verdadeiras pontes entre a oferta do produto e o consumidor que recebe a mensagem!
Qual a relação do arquétipo com a persona:
Os arquétipos consistem em relacionar a sua marca a uma personalidade: com propósitos, valores e traços de personalidade.
Estabelecendo uma personalidade para a sua marca você consegue se relacionar facilmente com a sua persona, criando uma conexão maior com ela.
Quando você consegue se relacionar e criar conexões com a sua persona, isso faz com que vocês criem vínculos muito fortes, já que vocês compartilham dos mesmo propósitos e valores, algo que hoje é fundamental para fidelizar clientes!
Então qual a relação dos arquétipos com a sua persona:
- Sua persona é o herói e ela irá olhar para a sua marca como uma ferramenta para conquistar seus desejos;
- A “personalidade” do seu arquétipo gera uma conexão profunda, fazendo com que a persona sinta confiança na sua marca e seja leal à ela.
- Entendendo sua persona e o arquétipo da sua marca é possível criar um storytelling muito mais consciente e coerente onde você cria um universo que envolve o público.
Exemplos de arquétipos femininos:
Os arquétipos são formas de uma pessoa, marca ou empresa se destacar na multidão, serem notadas, criar um storytelling e atrair aqueles que se identifiquem com aquela persona.
Os arquétipos dão o poder de você criar uma personalidade para a sua marca, fazendo com que os consumidores se relacionem com a sua marca como se ela fosse outra pessoa.
Isso cria relacionamento, conexão e um senso de pertencimento com a sua marca! Você já sabe qual é o arquétipo da sua marca? Confira exemplos de arquétipos e a persona de cada um deles.
O EXPLORADOR:
(Lara Croft: Tomb Raider)
Persona: aventureiro, deseja ser livre, gosta de colocar o pé na estrada, é incansável, questionador, ousado, busca pela realização, mudança e novas formas de viver. Buscam por marcas que são apaixonadas por trazer novas experiências que vão além do óbvio.
O AMANTE:
(Catherine Tramel: Instinto Selvagem)
Persona: querem se relacionar intensamente, tem um lado sensual, sedutor, erótico e se caracterizam por mergulhar de cabeça naquilo que se dedicam a fazer. Buscam por marcas que criam uma experiência multissensorial e evocam sensações no consumidor.
O SÁBIO:
(Mary Alice: Matrix)
Persona: buscam pela verdade, entender o mundo pelo conhecimento e auto reflexão, os pontos fortes são inteligência e sabedoria. Buscam por marcas que informam, educam e se comprometem com a verdade.
O REBELDE:
(Harley Quinn: Esquadrão Suicida)
Persona: o rebelde, fora da lei, revolucionário e que gosta de quebrar as regras. Busca por marcas que fogem dos padrões, que possuem ações revolucionárias e buscam por liberdade.
O CRIADOR:
(Frida)
Persona: artista, inovador, empreendedor, utiliza a imaginação, gosta de quebrar velhas estruturas para criar novas. Buscam por marcas que valorizam a auto expressão, autenticidade e criatividade!
O GOVERNANTE:
(Margareth Tatcher: A dama de ferro)
Persona: são líderes natos, gostam de estar no poder, ter o controle da situação, valorizar a eficiência, ordem e a harmonia. Buscam por marcas que reafirmam que estão no poder e fazem parte de um grupo exclusivo.
O CUIDADOR:
(Leigh Anne: Um sonho possível)
Persona: está sempre focado no problema dos outros, é sensível, zela por todos, cuidador e apoia a todos. Buscam por marcas que valorizam a segurança e o cuidado, esse arquétipo normalmente está ligado a negócios da saúde, educação ou causas sem fins lucrativos.
O INDIVÍDUO COMUM:
(Erin Brockovich: Uma mulher de talento)
Persona: simples, valoriza todas as pessoas, acredita que todos somos iguais indiferente da classe social, econômica, gênero, etc. Buscam marcas que lutam pela democracia, defendem os direitos iguais a todos.
O TOLO ou BOBO DA CORTE:
(Rebel Wilson: Como ser solteira)
Persona: espírito brincalhão, o palhaço da turma, aquele que alegra o ambiente, alto astral, espontâneo e vive cada momento com leveza. Buscam marcas que são capazes de lidar com todos os assuntos com leveza e tem satisfação em quebrar as regras.
O MÁGICO:
(Emily Blunt: Mary Poppins)
Persona: buscam pela magia, inventores, visionários, curandeiros, têm como maior objetivo transformar sonhos em realidades. Buscam marcas que não vendem apenas produtos ou serviços, mas que provocam momentos mágicos e inesquecíveis.
O INOCENTE:
(Encantada – Giselle (Amy Adams)
Persona: Ingênuas, românticas, anseiam pelo mundo perfeito, relações perfeitas e uma vida ideal onde todos são livres para ser o que quiserem. Buscam marcas que as ajudam a fugir das injustiças e das inseguranças do mundo real e as ajudam a alcançar o mundo perfeito e viver seu sonho.
O HERÓI:
(Joy – o nome do sucesso)
Persona: Entusiastas, enérgico, bravo, ambicioso, apaixonado e determinado. Tem o desejo básico de agir e demonstrar poder. Para atrair os clientes essas marcas devem inspirar e fazer o cliente se sentir com poder para ter sucesso e conquistar o que deseja.
Para finalizar sobre os exemplos de arquétipos:
Você pode aprender muito com os exemplos de arquétipos de outras marcas. Os arquétipos de Jung são padrões de pensamento e comportamento que existem em todos os seres humanos. Quando associados às marcas, os arquétipos emprestam esse mesmo significado e pode ser a explicação por trás de marcas extremamente valiosas e com fãs de carteirinhas ? Espero ter ajudado!