Marketing de conteudo e os erros mais comuns – Carol Massiere
8 Erros mais comuns no marketing de conteudo
- Postar conteúdo sem uma estratégia, não é marketing de conteúdo, é apenas conteúdo!
- Não definir o seu cliente ideal, a sua persona, quanto mais informações você tiver sobre o seu cliente ideal, mais fácil será para criar conteúdos de forma estratégica para eles.
- Não definir um objetivo para cada conteúdo, é importante definir isso para ser mais assertivo por aqui. Se você não sabe o seu objetivo, o cliente provavelmente não vai saber também.
- Não analisar as métricas. Meu conteúdo teve muitas curtidas! Obaaaa! Mas na verdade meu objetivo com aquela postagem era que ela fosse compartilhada para trazer novos seguidores. Atenção! Tem algo de errado na sua estratégia.
- Analisou as métricas, identificou o que não estava certo ou precisa ser melhorado? Então agora é mão na massa! Faça os ajustes.
- Não fazer uma chamada para ação eficiente no final do conteúdo. No final da sua legenda pergunte a opinião do seu seguidor, o que ele acha, qual dica ele pode dar, peça para marcar um amigo, salvar o conteúdo, etc.
- Publicar conteúdo bom e fazer isso só às vezes é um erro muito comum. Para realmente ter resultados com o marketing de conteúdo você precisa de constância e regularidade. Não necessariamente postar todos os dias mas ter dias e horários certos para postar.
- Não se relacionar com as pessoas que te seguem é outro erro comum. Lives, stories, directs, responder comentários, todas essas ações vão te ajudar a construir um relacionamento com quem te segue tornando a experiência da sua marca com seu cliente muito mais profunda.
Eu acredito muito no marketing de conteudo, que nada mais é do que uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante a respeito do seu produto ou serviço.
A ideia do marketing de conteudo é sempre informar as pessoas, trazer conteúdo de acordo com as dores e desejos do seu cliente ideal para que essas pessoas tenham a sua marca como referência e também tornem-se clientes fiéis.
Muitas marcas pessoais e corporativas estão adotando essa estratégia, porém muitas ainda cometem alguns erros básicos, por isso hoje eu trouxe esses 8 erros comuns no marketing de conteudo.
Fatores essenciais para o sucesso no marketing de conteudo
Existe receita de bolo para o sucesso no marketing de conteudo ou em qualquer outra área? A resposta é NÃO.
Quando o assunto é criação de conteúdo, não basta apenas o seu conteúdo ser bom, relevante, etc… existem alguns fatores como algoritmo, novas ferramentas da rede entre outros que vão fazer você mudar constantemente a produção do seu conteúdo.
Por isso, é importante criar conteúdo bom para sua audiência e que te traga resultados, porém isso leva tempo. Além disso, precisa errar para saber o que dá certo, é orgânico e por isso você precisa ser resiliente e abraçar as mudanças.
No entanto, existem alguns fatores que são essenciais, e compartilho aqui 4 que eu acredito serem os mais importantes dentro do marketing de conteudo.
Confere aí e depois me conta, qual deles você tem mais dificuldade em colocar em prática?
AUTENTICIDADE:
Crie estratégias, produtos e serviços de forma única. Use a sua história, o seu jeitinho para comunicar isso com muita originalidade!
SOLUÇÕES:
Não é sobre vender produtos ou serviços, mas soluções diferenciadas para resolver os problemas e desejos do seu público-alvo!
INOVAÇÃO:
Tudo muda em uma velocidade enorme, por isso esteja atenta e busque inovar na sua área, crie novas soluções, use e abuse da sua imaginação.
RELACIONAMENTO:
Não é apenas sobre você, mas sobre um coletivo. Escute a sua audiência, pergunte a opinião e se conecte com o seu cliente para compreendê-lo e ser mais assertivo!
Dúvidas comuns sobre marketing de conteudo e branding
Marketing, Marketing de conteudo, branding, branding pessoal, marketing de comunidade, são tantos termos que às vezes ficamos confusos, não é mesmo? ??
Separei aqui 5 dúvidas recorrentes para vocês conferirem. E se tiver mais alguma que não foi respondida, pode deixar nos comentários que vou adorar ajudar você!
1) Personal Branding é a mesma coisa que Marketing Pessoal?
Não, Personal Branding é o processo de gestão da Marca Pessoal. está ligado à como administrar a sua Comunicação e a Imagem percebida.
Já o Marketing Pessoal é uma ferramenta para promover a sua Marca Pessoal.
2) Posso manipular a minha imagem e criar um personagem?
Não! Pelo contrário. No Personal Branding você explora a sua essência, o seu DNA, busca o que você tem de especial e diferencial. Tudo isso de forma genuína. Busca fortalecer as suas habilidades e competências na Comunicação e Imagem Pessoal.
3) Ser estratégico nas redes sociais, significa que vou perder a minha espontaneidade?
Ser estratégico aqui é ter consciência da forma como você se comunica, é ser responsável pela sua imagem percebida. Significa ter objetivos, ser intencional com o seu conteúdo e explorar a sua autenticidade!
4) Branding pessoal é sobre a minha imagem e roupas?
Vai muito além disso. Imagem Pessoal, roupas são uma parte do conjunto de micro-mensagens: o seu tom de voz, sua postura, o que você posta e o que você não posta, a sua presença real e virtual, suas roupas, seu ritmo, seu olhar, sua história, fazem parte de um todo ecossistema que será trabalhado no seu Branding.
5) Trabalhar a Marca Pessoal é só para artistas, blogueiras e políticos?
Errado. Cuidar da sua marca pessoal hoje é zelar por uma imagem, é querer ser lembrado de forma positiva, deixar legados e principalmente registrar a nossa marca pelo mundo.
Alguns aprendizados sobre marketing de conteudo
E para finalizar alguns aprendizados sobre marketing de conteudo, para você refletir e colocar em prática!
- Não se constrói autoridade da noite para o dia, o marketing de conteudo leva um tempo até você ver os resultados!
- Para crescer rápido por aqui é necessário investir em tráfego pago, não existe mágica.
- Postar mais conteúdo, não significa mais resultados. Ter centenas de conteúdos sem relevância não te levará a lugar algum.
- Vai dar trabalho, precisa ter estratégia e qualidade. Sua rede social é um canal de divulgação do seu trabalho não dá pra ser qualquer coisa.
- Você não precisa fazer tudo sozinho(a)!