Projetos Regenerativos e socialmente relevantes | Carol Massiere
Se procurarmos no dicionário, encontraremos: responsabilidade própria por suas ações. ter ciência de seus próprios atos e comportamentos.
É sobre isso, assumir as nossas responsabilidades, como pessoa, como cidadão, pai, mãe, filho, empresário…
É sobre não terceirizar a culpa, mas parar e analisar o que hoje podemos fazer para as gerações futuras.
Qual atitude hoje eu posso mudar e que vai ajudar ao próximo. Já pensou nisso?
O que são projetos regenerativos?
Você já ouviu falar sobre projetos regenerativos?
Cada vez mais o ato de consumir assumiu um caráter político. Hoje antes de decidir sobre a aquisição de um produto ou serviço os consumidores pesquisam e se questionam sobre as pessoas que estão por trás da marca, seus valores, a relevância social, os impactos ambientais dos produtos e serviços prestados.
Não é mais apenas sobre vender produtos e serviços de qualidade e sim a potência transformação que ele pode causar.
Se você hoje deseja criar um projeto ou já tem um projeto, seja físico ou digital, ele precisa ter um propósito maior e isso precisa estar claro para a sua audiência!
Projetos Regenerativos, são projetos que têm uma metodologia de gestão orientada pela visão sistêmica da vida, ou seja, lançar seu olhar para o indivíduo considerando também seu contexto e as relações ali estabelecidas.
O foco deixa de ser o produto, e passa a ser a transformação que ele causa no mundo, nos seres humanos e o papel destes na teia da vida. É crer que pequenas intervenções podem gerar grandes transformações.
Projetos assim fortalecem a comunidade e levam maior saúde humana e bem-estar, ao mesmo tempo que reduzem a poluição e a degradação do meio ambiente.
E o mais importante, os projetos regenerativos vão além da sustentabilidade, ele abre espaços para perguntas profundas com o objetivo de construir um mundo coerente com a inteligência da vida.
Você já descobriu o seu ou propósito da sua marca?
Como construir projetos regenerativos?
Para a construção de projetos regenerativos devemos partir da premissa que não existe a definição de sucesso particular que não seja ao mesmo tempo um sucesso para o todo.
Seu projeto deve contribuir para a evolução do lugar ao qual ele pertence, no sentido de aumentar sua viabilidade e capacidade.
- Identificar um problema, uma carência, uma situação sentida como deficiência num local específico.
- Como você pode solucionar o problema ou a carência que identificou?
- Quais ações podem contribuir para mudar essa situação e quais seriam os impactos delas naquela comunidade?
- Qual a justificativa? Por que criar esse projeto hoje?
- Qual resultado você espera que aconteça com as suas ações?