Vamos falar sobre o consumidor do futuro, as tendências do futuro e como podemos adaptar-se a essas demandas.
Como será o comportamento do consumidor do futuro?
Segundo a WGSN o comportamento do consumidor mudou e você precisa implementar algumas estratégias para gerar real interesse das pessoas.
Eles elegeram 4 perfis para você ficar de olho e desenhar uma melhor experiência de compra para seu público e criar oportunidades de venda.
Separei aqui o perfil e as estratégias para cada um deles, confira! Depois me conta qual tipo de consumidor você se identifica mais!
Os Antecipadores
Esses consumidores estão preocupados com as incertezas ao futuro e à economia. São cautelosos, buscam estabilidade e segurança.
Como alcançar este consumidor?
Invista em inovações do varejo, dispositivos de reabastecimento na loja, vendas antecipadas e sob demanda.
Novos Românticos
Esses consumidores possuem uma rotina de trabalho mais pesada e buscam se reconectar às emoções. São grupos de pessoas que estão buscando fugir das metrópoles para áreas rurais.
Como alcançar este consumidor?
Invista em produtos e serviços que ajudem essas pessoas a se reconectar com seus mundos interiores e exteriores, focando muito em laços emocionais. Uma ótima opção aqui é ir numa pegada mais natural e sustentável.
Os Inconformados
Os consumidores que apoiam comunidades e empresas que incentivam a diversidade. São pessoas que estão inconformadas com a falta de assistência de governos e instituições, ativistas que buscam apoio para reconstruir o mundo!
Como alcançar este consumidor?
Invista em ações inspiradoras, progressos contínuos e mudanças a longo prazo. Produtos transculturais que engloba saberes indígenas, produção ética e transparente.
Os Condutores
Esses consumidores são caracterizados pela flexibilidade cognitiva e sua incrível resiliência. São pessoas que não tem medo de riscos, tem interesse por habilidades neurais e experiências que despertem os sentidos.
Como alcançar este consumidor?
Invista em novas experiências, aventuras virtuais e mundos alternativos. Explore espaços onde esses consumidores possam se comunicar, se divertir, comprar, aprender e trabalhar!
Como tornar uma venda mais orgânica e se adaptar às demandas do consumidor do futuro?
Estamos todos cansados de tantas ofertas imperdíveis, apocalípticas que prometem transformar sua vida, certo? A sensação é que todo mundo quer gritar o tempo todo o quanto você está perdendo por não consumir determinado produto.
Com a facilidade de busca por marcas alinhadas com seus valores, o consumidor também não se deixará levar por promessas ilusórias e frias e muito menos estará disposto a ter as suas expectativas não atendidas. É preciso identificar uma necessidade e oferecer sua solução mostrando o quanto você o reconhece enquanto indivíduo, o quanto você pode ser útil, único e realmente quer ajudar.
A venda orgânica é sobre se relacionar com o cliente, se interessar pela dificuldade e apresentar uma solução posicionando os valores da sua marca com muita autenticidade. O que você como consumidor procura saber sobre uma marca antes de comprar dela? Você também reconhece essas tendências no seu negócio?
Dicas para tornar uma venda mais orgânica:
- Oi, prazer em te conhecer!
Saiba onde seu cliente está e se apresente dizendo qual é o seu propósito e qual a sua contribuição para a sociedade e o ambiente. - Posso ajudar?
Permita que seu cliente explique o problema e deixe que ele diga como seria o produto ideal que melhor o atenderá por meio de diversos canais de comunicação, permita que o cliente construa com você. - Tenho a solução perfeita!
Mostre como seu produto pode resolver o problema de forma personalizada e criativa através da análise de dados do cliente. - Quando criei este produto….
O storytelling é uma ótima ferramenta para criar laços emotivos e conectar pessoas com o seu propósito e o porquê do seu produto, desta forma você também consegue deixar claro os valores que te levaram a criar tal solução - Veja os resultados de quem também usou!
Inspire o seu cliente através de fotos, depoimentos, da experiência de compra personalizada , rápida e segura que você pôde oferecer a outros.
Quais são as tendências do consumidor do futuro?
Já parou para pensar em como já mudou e ainda continua mudando o nosso comportamento de consumo?
Hoje é importante buscar um laço afetivo entre marca e consumidor que pode ser criado através de serviços e produtos super especializados, vendidos por uma experiência única criada a partir da coleta e análise de dados e informações cada vez mais específicas do cliente.
Agilidade com segurança e menos burocracia, também será uma exigência do consumidor do futuro e isso se deve justamente pelo desejo por mais simplicidade e segurança em seu dia a dia.
Ou seja, busque constante inovação. Novos serviços e tecnologias precisam ser algo natural e fazer parte da estratégia do seu negócio. Realizar pesquisas, entender e antecipar anseios é algo positivo!
A percepção do consumidor em relação a produtos e experiências mudou! Antes de saber se gosta do seu produto ou não o consumidor deverá ser convencido da importância do propósito para o qual a marca foi criada.
Além disso, o consumidor deseja saber do impacto da sua empresa na sociedade e no meio ambiente.
Os consumidores do futuro exigem qualidade e serviço, buscam se relacionar com as empresas, querem participar do processo e compram de quem eles se identificam.
Comunicar a diversidade do seu público e demonstrar que cada diferença é valorizada, gera admiração e sentimento de pertencimento a todos seus consumidores.
Oferecer uma experiência multicanal onde todos se integrem criando experiências únicas e marcantes para o cliente.
Para refletir no tema de consumidor do futuro
Qual a solução você oferece através do seu produto ou serviço?
Eu ajudo mulheres a empreender através da sua própria narrativa , a comunicar as suas histórias e experiências, a utilizar o marketing de conteúdo para alavancar seus negócios e desta forma criar projetos mais autorais e alinhados com as necessidades do mercado.
Percebe que em nenhum momento eu falei de produto ou serviço e sim de como eu resolvo um problema?
É assim que devemos fazer em todas as áreas, não oferecer produtos e sim SOLUÇÕES!
Você já definiu qual problema você resolve? Porque sua solução é importante neste momento?