Um olhar sobre alteridade e empatia por Carolina Massiere.
Alteridade é a capacidade de reconhecer que o outro é daquele jeito porque ele é, essencialmente, diferente de você. Além do reconhecimento da diferença, a alteridade propõe um respeito ético ao outro como ser singular, nem melhor, nem pior. É na alteridade que surge a tolerância.
Já a empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir a dor do outro de maneira imaginária ou por analogia.
Eu acredito que antes de iniciar discussões tolas por política, gostos pessoais, cultura ou qualquer outro assunto, precisamos avaliar bem a quem estamos nos dirigindo. Se são pessoas que acreditam no mesmo código cultural e ético que o nosso. Se conseguimos ter empatia por elas e respeito para não cairmos na ilusão de querermos transforma-las. A transformação vem de dentro e de uma necessidade muito forte da própria pessoa e não de um fator externo.
Use o bom senso. Observe se do eu e você irá surgir um nós ou um nó para então fazer seu investimento. ???
Portanto eu acredito que antes de iniciar discussões tolas por política, gostos pessoais, cultura ou qualquer outro assunto, precisamos avaliar bem a quem estamos nos dirigindo. Se são pessoas que acreditam no mesmo código cultural e ético que o nosso. Se conseguimos ter empatia por elas e respeito para não cairmos na ilusão de querermos transforma-las.
Porque a transformação vem de dentro e de uma necessidade muito forte da própria pessoa e não de um fator externo. Alteridade, empatia por Carolina Massiere.
Contudo eu acredito que antes de iniciar discussões tolas por política, gostos pessoais, cultura ou qualquer outro assunto, precisamos avaliar bem a quem estamos nos dirigindo. Se são pessoas que acreditam no mesmo código cultural e ético que o nosso. Se conseguimos ter empatia por elas e respeito para não cairmos na ilusão de querermos transforma-las. A transformação vem de dentro e de uma necessidade muito forte da própria pessoa e não de um fator externo. Um olhar sobre alteridade e empatia por Carolina Massiere.
2 comments
Carolina Massière
[…] um mundo com mais empatia, humildade e generosidade com o próximo – Carolina […]