Como a sua história agrega para sua comunidade
Eu sou uma eterna apaixonada por história, principalmente histórias reais. Não sei se você já experimentou contar a sua história aqui no digital e usar ela como parte do seu posicionamento, mas quando se faz isso, temos o poder de nos conectar afetivamente com as pessoas aqui.
Todas as coisas que aconteceram no meu passado me fizeram mais forte, cada obstáculo, cada erro e cada acerto, construiu a Carol de hoje. E compartilhar a sua história, as suas experiências, seus aprendizados aqui, fazem toda a diferença na sua comunicação. Acredite!
E como a sua história agrega para a sua comunidade:
- Criando identificação e relações mais afetivas com as pessoas que te seguem.
- Trazendo autenticidade para a sua comunicação, pois a sua história é única.
- Demonstrando autoridade através da sua experiência de vida.
- Inspirando outras pessoas através das suas superações, erros e acertos.
- Fortalecendo a sua marca, a sua mensagem e posicionamento.
Usando a sua história como estratégia digital
Para mim autenticidade é sobre conhecer e valorizar seus caminhos na vida. Quando percebemos o que foi fundamental para formar quem somos, agarramos um diferencial que ninguém jamais poderá imitar ou tirar.
É seu, foi a sua construção, é legítimo e autêntico!
O mesmo se repete no posicionamento digital, a única diferença é que por aqui é preciso avaliar quais pontos você quer que seu público conheça de acordo com seu objetivo e valorizá-los com a forma que você irá comunicá-los.
Dicas para usar a sua história como estratégia digital:
- Primeiro é preciso entender quem somos, AUTOCONHECIMENTO! Avalie a sua personalidade, quais características você possui que são fortes e marcantes e que aproxima as pessoas certas.
- Liste os momentos de maior aprendizado na sua vida, grandes decisões que tomou, desejos da infância…. Precisam ser momentos/ sentimentos que você imagina ser comuns a outras pessoas e que te ajudaram a amadurecer (Nosso famoso “Acorda Alice”!) e a se tornar a pessoa que é hoje.
- Agora é hora de pensar no seu posicionamento digital. Porque você está nas redes sociais? Qual objetivo? O que você deseja transmitir?
- Então entenda como quem você é e a sua história podem agregar ao seu posicionamento. Quais pontos sobre você e a sua história conectam mais com seu público, te atribuem os valores que deseja transmitir e que juntos te posicionam com mais autenticidade.
Como Gabriela Prioli utilizou sua história no seu posicionamento digital
Outro dia assisti a entrevista da Gabriela Prioli, no @poddelas e fiquei impressionada com sua força e produção.
Minha proposta aqui é de sublinhar a importância que tem uma mulher de coragem para nossa sociedade e o quanto a história dela pode nos ensinar a encontrar um lugar mais justo para a convivência entre homens, mulheres e as diferenças sociais.
A história de Gabriela para mim traz bons exemplos de como podemos ser resistência diante da exclusão social, do machismo e de crenças sociais que ainda insistem em marginalizar pessoas. Espero que gostem ?
- Nascida e criada na Vila Mangalot, na periferia de São Paulo, aos 6 anos de idade perdeu o pai e para conhecê-lo melhor, dedicou-se a leitura dos livros preferidos do seu pai desenvolvendo assim uma enorme paixão pela leitura.
- Devido à dificuldades financeiras, usava muitas roupas que ganhava de suas primas e já se questionava sobre as diferenças sociais e suas injustiças. Em busca de um mundo mais justo se formou em Direito, se tornou professora de pós-graduação e sócia de um dos maiores escritórios de direito criminal do Brasil.
- Até março de 2020, Gabriela tinha um posicionamento mais sério e intelectual buscando não causar nenhum dano a sua carreira. Porém, após estrear na televisão, Gabriela aos poucos foi encontrando a sua maneira de transmitir conhecimento com alegria e leveza, quebrando muitos pre-conceitos em sua área de atuação.
- Gabriela também não se curvou e abriu mão do seu posto de destaque no programa de tv que apresentava por não concordar com algumas condutas de seus colegas de trabalho.
- Sabe o que aconteceu? Mesmo com pouquíssimo tempo de exposição, seu discurso, suas crenças, sua história e posicionamento, transformaram sua saída repentina do programa em novas oportunidades.
- Logo após sua saída Grabriela ganhou seu próprio talk show, À Priolli, se tornou uma grande influenciadora digital, criou seu canal no YouTube, lançou um livro e lançou um clube de leitura para ajudar outras pessoas a se empoderarem através do conhecimento.
- Durante esse tempo que a advogada se afastou da televisão, a mesma decidiu que falaria do que quisesse, desde moda e beleza até política e judiciário, contrariando todos que disseram que não era possível fazer isso.
O que podemos aprender com a história de Gabriela?
- Não abra mão do que você acredita se você sente que é o certo a se fazer.
- Não deixe o ambiente que você está te contaminar e determinar o seu posicionamento.
- Jamais esqueça do poder da sua história, ela é o seu diferencial.