O que é User Experience e como encantar seus clientes com UX, por Carol Massiere.
O que é User Experience?
Você sabe o que significa o termo User Experience?
Se você ainda não ouviu esse termo, anote aí porque ele vai ajudar você a se diferenciar da concorrência.
User Experience ou UX significa experiência do usuário, é uma estratégia que tem como objetivo entregar experiências melhores aos usuários de serviços e produtos.
Eu falo muito por aqui, que não é mais sobre vender produtos ou serviços e sim sobre o problema que você resolve, como você resolve e como você e seu cliente se relacionam após a sua solução.
Você já pensou sobre a experiência que você oferece quando as pessoas estão em contato com você ou com seu produto/ serviço? Algumas dicas para você refletir sobre User Experience.
1. O usuário é rei
O foco do UX está totalmente no usuário, ou seja, os produtos e serviços são projetados justamente a partir das necessidades que o usuário apresenta.
2. Fidelize seus clientes
O principal objetivo deve ser criar experiências encantadoras, capazes de fidelizar os clientes e criar reputação para a sua marca.
3. Pilares para projetar seu produto
Tenha sempre em mente esses três Pilares na hora de projetar seu produto:
- Utilidade ( pq você é a melhor opção?)
- Facilidade de uso
- Prazer (divertido, interessante, recompensador)
User Experience para qualquer negócio
Agora que você já sabe o que é User Experience, vamos ver como aplicar isso no seu negócio.
1. Conheça o seu público-alvo:
Como você irá planejar a experiência do usuário, se não sabe quem ele é?
Dicas:
- Crie personas que representam o grupo de pessoas que você quer impactar com seu produto ou serviço. Entenda o que eles gostam, quais são suas dores e onde eles estão.
- Faça entrevistas e pesquisas com os seus clientes atuais para ter um feedback da experiência que você oferece. Entenda o que funciona, o que não funciona, o que pode melhorar e o que seus clientes esperam de você.
- Coloque em prática o quanto antes as mudanças e surpreenda positivamente seus clientes.
2. Preze pela simplicidade:
A interface do usuário deve ser intuitiva, clara e explicativa. Lembre-se que na internet existem milhões de usuários com diferentes antecedentes, hábitos e comportamentos. Por isso, opte pelo design simples e consistente!
3. UX é sobre a jornada do cliente:
O cliente é o seu herói e você é a ferramenta que o leva a vitória. Por isso, é essencial identificar o que ele mais precisa e deseja para que você possa desenhar o melhor design da interface do usuário (melhor aparência, usabilidade e experiência de softwares, sites ou aplicativos)
4. Teste muito:
Faça testes reais, com pessoas reais e pergunte o que acharam. Esses testes devem ser feitos regularmente, com intuito de obter melhoria contínua da experiência do usuário.
Desafio UX: Netflix x Disney Plus
Netflix:
- A experiência do usuário na Netflix é agradável, suave e intuitiva.
- Recomenda programas de TV e filmes com base nos seus hábitos, isto é, no que você assiste e como classifica os programas/filmes.
- Os usuários também podem fazer pesquisas com base em gênero, ator e diretor.
- Se você tiver definido vários perfis de usuário na Netflix, ela oferecerá recomendações exclusivas para cada perfil, incluindo crianças.
- É possível baixar filmes e programas para visualização offline.
Ponto negativo: é a reprodução automática quando você leva o cursor ou o dedo a uma miniatura de filme ou programa de TV. Não há opção de desativá-la.
Disney Plus:
- A experiência do usuário é simples e elegante, mantendo um desing mais clean.
- Sua interface divide o conteúdo em linhas pelas quais as pessoas podem rolar com base em recomendações personalizadas, novos lançamentos e preferências selecionadas.
- Possui uma seção para crianças separada dentro de sua plataforma. Na sessão infantil apresenta principalmente fotos de personagens de filmes e programas de TV, já que as crianças, especialmente as menores de sete anos, não leem realmente.
- Os usuários de dispositivos móveis também poderão baixar filmes para visualização offline diretamente da página.
- Possui GroupWatch, que permite assistir séries e filmes com os amigos a distância, grupos de até 6 pessoas.
Ponto negativo: Disney Plus possui cerca de 500 filmes e 7.500 episódios de programas de TV atuais e passados. Em comparação, o catálogo da Netflix nos EUA tem 4.000 filmes e 47.000 episódios de TV, de acordo com a empresa britânica Ampere Analysis. Porém, a Disney está apostando na qualidade e popularidade de sua programação.
Concluindo sobre o que é User Experience e o desafio UX Netflix x Disney Plus:
Na opinião de vocês, quem vence o desafio?
Falamos sobre o que é User Experience e como isso é importante para qualquer empresa!
Na comparação entre dois gigantes do streaming: Netflix e Disney Plus, eu analisei os prós e contras com base nas pequisas de experiências dos usuários que encontrei.
Porque avaliar essas marcas? Para que você possa se inspirar e refletir em como e o que você pode utilizar no seu negócio para melhorar a User Experience.