Como tornar sua comunicação digital mais eficiente? Por Carol Massiere.
3 dicas simples para tornar a sua comunicação digital mais eficiente:
Essas 3 dicas são fundamentais para tornar sua comunicação digital mais clara e eficiente nas redes sociais.
Entenda que não é mais sobre você, é sobre o que seu cliente quer. Ele é seu herói e você é uma ferramenta que o ajudará a conquistar o que ele precisa.
Ao invés de comunicar o quanto seu produto é incrível, demonstre o quanto ele pode ser incrível ajudando na jornada do seu cliente.
O que importa para suas vendas é o quanto as pessoas que te seguem são impactadas por você, o quanto elas interagem e gostam do que você oferece, portanto fale delas e não apenas de você.
Tendo clareza de quem você quer atingir, qual é a sua mensagem para as pessoas e porque seu produto e serviço é essencial, a conexão com sua comunidade forte e duradoura.
- Seja simples:
Evite termos técnicos, elaborados ou profundos demais. Para que a sua comunicação digital seja mais eficiente, lembre-se que menos é mais. Por isso, seja claro e simples! Qualquer pessoa que ler o seu conteúdo, independente se é um especialista ou leigo, precisa saber do que se trata! - Seja relevante:
Em pouco tempo seu post precisa deixar claro qual a transformação que seu produto causa na vida do seu cliente. Cada post, vídeo, deve ter um objetivo, ensinar algo, que seja relevante para o seu público alvo! - Seja reproduzível:
A sua transformação precisa estar tão clara na mente do seu cliente e funcionários que eles conseguem reproduzir os valores do seu produto para outras pessoas com facilidade. O que você ensina precisa ser algo que o seu público alvo possa reproduzir, não adianta ensinar as pessoas a reinventar a roda, ou algo que esteja muito fora do alcance do seu público-alvo!
Quais necessidades seu produto atende?
Pirâmide de Maslow
Você já ouviu falar sobre a teoria da Pirâmide de Maslow?
Essa é uma teoria desenvolvida pelo Psicólogo norte americano Abraham Harold Maslow que relaciona uma pirâmide de prioridades, com fatores psicológicos que nos levam a busca pela satisfação das necessidades humanas.
O Marketing utiliza desta teoria para entender os fatores psicológicos de decisão de compra dos consumidores, o que os motivam e assim conseguir elaborar uma comunicação digital clara e direta ao ponto.
Para oferecer um produto que tenha uma boa aceitação por parte dos consumidores, busque atender diferentes fatores da hierarquia, apresentando a maior utilidade possível. Quanto maior for a prioridade do fator psicológico mais fácil de obter resultados positivos.
Para entender mais sobre tendências e como será o consumidor do futuro, leia esse artigo aqui também.
- Necessidades fisiológicas:
Necessidades mais básicas do ser humano, como a fome, a respiração ou sexo.
Exemplo: IFood - Segurança:
Necessidade de se sentir seguro, por meio do lar, segurança no trabalho ou com a saúde.
Exemplo: Me poupe - Relacionamento (Sociais):
Necessidade de se sentir parte de um grupo social e de conseguir afeto.
Exemplo: Tinder - Autoestima:
Necessidade de reconhecer as próprias capacidades e também de ser reconhecido; status, busca por conhecimento e necessidades estéticas, beleza, etc.
Exemplo: Boca Rosa - Realização pessoal:
necessidade de obter autorrealização, autoestima, sentido para a própria vida, e conseguir fazer aquilo que gosta.
Exemplo: Hotmart
Concluindo sobre Comunicação Digital:
Para refletir:
Nem sempre está claro o que outro deseja, seja um amigo, um amor ou cliente.
Por isso é importante ouvir o que não está sendo dito! Pesquise, estude, se apaixone pelo processo de conhecer as pessoas.
Se você conseguir ser sensível ao que o seu cliente deseja, mesmo quando ela não diz exatamente, sairá na frente!
Concorda?