Ter suas metas e objetivos claros, são a base para guiar você em qualquer jornada que irá iniciar!
Quando decidimos empreender, é preciso iniciar o projeto com metas e objetivos definidos. Eles vão ser o seu norte, para saber quais as direções seguir.
Por onde começar?
Que empreender é um desafio, todos sabem. Porém, ao se lançar sem ter metas e objetivos definidos, sem ter um propósito, torno tudo mais difícil. Deixo aqui algumas perguntas para guiar você nessa jornada:
1. Propósito: Qual “dor”/ necessidade você pode ajudar a melhorar/ satisfazer no mundo?
Ter seu propósito definido, vai ajudar você não só a identificar o que quer, mas também quando for necessário dizer não. Quando se tem o propósito definido, você diz não para o que não está indo de acordo com o propósito da sua marca, produto e/ou negócio.
2. Justificativa: por que você é a pessoa certa para fazer isso dessa forma?
Você toma decisões com base no que acredita, por isso tenha em mente o seu porque, a sua justificativa. Tenha claro quem é você, e porque você está fazendo o que está fazendo.
3. Missão: através de quais produtos e serviços você consegue alcançar seu propósito?
A sua missão é a sua razão de existir, porque a sua empresa existe, o que motiva o seu negócio.
Veja alguns exemplos de missões de grandes empresas:
- Apple: Trazer a melhor experiência em computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores ao redor do mundo, com inovação em hardware, software e ofertas de internet.
- Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo.
- Disney: alegrar as pessoas.
4. Visão: Daqui há 10 anos você será reconhecida por qual feito relacionado a esse propósito?
A visão é sobre o futuro, onde você quer chegar, o que almeja conquistar? A visão ela pode mudar ao longo do tempo, diferente da missão, que normalmente não muda.
Veja a visão das empresas mencionadas anteriormente;
- Apple: Proporcionar momentos em que uma palavra vale mil imagens.
- Nike: Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas.
- Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir criança.
Deu para entender?
Conclusão
Tenha essas perguntas enraizadas no seu ser para que elas sejam o motor da sua jornada! Certamente elas sofrerão alterações no caminho mas a base não se perderá!
Não é mais sobre o produto, é sobre o propósito do seu produto!
Para se chegar a algum lugar é preciso questionar onde você quer ir. ?