Tudo sobre produtividade, neste artigo vamos discutir tudo sobre este assunto. O que é produtividade? Como produzir mais? Dicas para aumentar a produtividade!

Atualmente a produtividade é um tema muito discutido dentro das empresas, pelos empresários e profissionais de diversas áreas. Ao mesmo tempo que estamos vivendo em uma era onde temos muitas ferramentas, aplicativos, estratégias para aumentar a nossa produtividade, também recebemos muitas distrações ao longo do dia.

Desse modo, é comum que, após uma jornada de trabalho longa, venha o sentimento de que não conseguiu realizar todas as tarefas do dia, não sente-se produtivo. Vamos entender melhor porque isso acontece, e o que podemos fazer para melhor esse sentimento!

O que é produtividade?

Ao procurarmos em um dicionário o que é produtividade, encontramos a seguinte definição: “qualidade ou condição do que é produtivo”, “potencial para produzir”, “quantidade produzida de determinado item”.

Além disso, segundo Dan S. Kennedy, a produtividade é o investimento deliberado e estratégico de seu tempo, talento, inteligência, energia, recursos e oportunidades de forma calculada para deixar você mais perto de suas metas.

A produtividade está ligada pode se dizer em dois pilares: são eles a quantidade/qualidade de trabalho feita e os recursos gastos para realizar esse trabalho. Não basta ser produtivo, é necessário fazer a gestão do tempo.

Agora que já sabemos o que é a produtividade, vamos entender mais sobre alguns elementos que são necessários para sermos mais produtivos.

Elementos da produtividade

1. Tempo

O tempo é um aliado da produtividade, eles precisam andar lado a lado, para que possamos alcançar a produtividade. Entender quanto tempo você leva para fazer cada tarefa, em qual momento do dia você consegue realizar determinada tarefa é imprescindível para alcançar a produtividade. Cada atividade tem um tempo, umas conseguimos realizar em minutos, outras demandam horas sem sermos interrompidos, por isso dividir o seu dia por períodos é uma ótima opção.

2. Foco

Além do tempo, fazer o gerenciamento da atenção é um dos elementos essenciais para a produtividade. “O foco depende de uma série de coisas, incluindo as estimulações presentes no ambiente externo, e também como estão os nossos pensamentos e as nossas distrações internas”, diz Elisa Kozasa, neurocientista do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Por isso, não adianta organizar seu dia, suas tarefas e se distrair com frequência, seja pela notificação do celular (distrações externas), ou com os pensamentos em outras tarefas que não está fazendo naquele momento (distrações internas). É imprescindível ter o foco na tarefa em que estamos desempenhando naquele momento, para que alcançar a produtividade.

3. Nível de energia

O nível de energia que o seu corpo está no momento de realizar determinada tarefa, vai implicar diretamente na produtividade. As vezes uma pausa se faz necessário, pois se estamos executando tarefas em um momento sob elementos como estresse, cansaço e sono, levaremos mais tempo para realizar a mesma.

Trabalhar mais tempo não significa que será mais produtivo. Ter a a quantidade de energia para realizar determinada tarefa para ser produtivo, sim! Fazer pausas, dar uma caminhada, parar para um lanche, não é perca de tempo. Essas pausas servem para recarregar as energias e conseguir alcançar um nível maior de concentração e consequentemente produtividade.

Dicas para manter a produtividade em tempos incertos:

  1. Deixe a rotina do dia seguinte escrita para quando acordar já começar a por em prática. Escrever as tarefas do dia seguinte ajudam a melhor a sua gestão do tempo.
  2. Foco no que tem que ser feito agora que está baseado em metas pre moldadas.
  3. Resiliência para as coisas que mudaram ou que eu não consegui cumprir. Resiliência é a capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
  4. Tenha momentos de silêncio e recolhimento, com hora para iniciar e para terminar. Se conecte com você mesmo.

Espero que essas dicas possam ajudar você! Por último, procure focar naquilo que tem controle, ou seja, no AGORA. Meu mantra favorito #vaipassar.

Você também pode gostar de ler: Reinventar se – Carolina Massiere.