Hoje quero deixar aqui algumas dicas de Branding, para que você possa aplicar ou na sua empresa, ou na sua marca pessoal.

Entendendo sobre Branding

Primeiramente se tinha um conceito de que o Branding era somente para marcas grandes. Porém hoje sabemos que o Branding é importante para qualquer pessoa, seja marca pessoal ou profissional, pequenos ou grandes negócios.

Mais do que um conceito, essa metodologia é a construção da imagem do seu negócio. Essa metodologia engloba desde o propósito da marca, até os valores e o posicionamento da marca. Uma estratégia de marca forte, permite que você esteja a frente e se diferenciando, nesse mercado cada vez mais competitivo.

Embora muitos já reconheçam a importância da organizar seu Branding, muitos ainda tem dúvida de por onde começar ou acreditam ser muito complexo.

Pensando nisso deixei aqui algumas dicas de branding, práticas para ajudar você nessa jornada.

Dicas de Branding

  • Autoconhecimento: você precisa conhecer a si mesma, quais seus valores, suas crenças. O que deseja passar através da sua marca, e também o que não deseja.
  • Invista nos seus pontos fortes: pare de focar no que você não é boa! Procure olhar e focar naquilo que são seus talentos naturais, e naquilo que você tem facilidade de fazer.
  • Invista em conhecimento, se qualifique: como diz aquela frase do Albert Einst. “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos conhecimento”. Então invista em você! invista no seu conhecimento, cursos, mentorias, aquilo que fizer mais sentido para você e para o seu negócio.
  • Tenha objetivos e metas claras: eu gosto de escrever no papel minhas metas e objetivos, mas o lugar não importa. Você só precisa ter isso em algum lugar. De preferência de uma forma muito clara e de tempos em tempos, consulte e veja como está o seu desempenho.
  • Cuide da sua apresentação: a sua imagem, a imagem da sua empresa, dizem muito sobre vocês. A sua apresentação deve coincidir com os valores e posicionamento da sua marca.
  • Cuide da sua imagem virtual: o digital é uma ferramenta importantíssima. A sua imagem virtual deve estar coerente com o posicionamento da sua marca. Pois, hoje a maioria das pessoas pesquisam no Google, ou nas redes sociais pela marca antes de realizar uma compra, por exemplo.
  • Defina um desing para a sua marca: o desing, as cores, tipografia, logomarca, tudo isso engloba o desing e deve ser pensado e alinhado com a mensagem que você deseja transmitir para seus clientes.
  • Comunicação clara: tudo em você comunica. A sua mensagem precisa estar clara para você, para que assim os seus clientes também entendam a sua mensagem. Desta forma eles também se conectem com ela!
  • Seja fiel aos seus valores: tão importante quanto saber quais são os seus valores, é saber o que não está de acordo com eles. Em uma pesquisa, a Consumer Pulse Survey revelou que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida, por isso tamanha importância de você ser fiel aos seus valores!
  • Posicione-se: você não vai agradar a todos, isso é humanamente impossível. Mas quando você se posiciona, você seleciona quem vai engajar com a sua marca e consequentemente ser fiel a ela!

Gostou dessas dicas de Branding? Se você tem interesse por esse assunto, tem um post que eu fala o que é branding e para que ele serve, você também pode gostar dele!

Beijos. Carolina Massiere!