Como usar o Storytelling Visual na sua marca?
Como usar o poder do Storytelling Visual na sua marca?
Antes de tudo vamos entender o que é o Storytelling Visual, basicamente é contar histórias por meio de imagens. Os fotógrafos, por exemplo, conseguem transmitir uma narrativa por meio de suas fotos.
Já no digital, ou através do Instagram por exemplo, seria você contar a sua história ou a da sua marca através das imagens/ vídeos que compartilha no seu feed.
Se você olha o meu Instagram (@carol_massiere) o meu feed vai perceber que cada foto foi pensada e tem um porque. Meu conteúdo é voltado para mulheres que gostariam de posicionar a sua marca de forma única, autêntica e potente. E eu uso e abuso do Storytelling Visual para isso.
Agora vamos lá, como usar o poder do Storytelling Visual na sua marca:
- Conteúdo:
O seu conteúdo precisa estar alinhado com a sua marca e ter uma coerência e consistência ao longo do tempo. Ou seja, quando alguém estiver rolando o feed e bater o olho naquele conteúdo, antes mesmo de olhar para o nome do perfil, já deve lembrar da sua marca. - Cor:
Cada cor está associada a diversas emoções ou sentimentos. Quando uma marca utiliza bem as cores, tem o poder de ficar na memória do consumidor. Outro ponto importante é fazer contraste de cor para chamar atenção do leitor. - Texto:
Unir imagem com texto é uma ótima opção, porém é necessário alguns cuidados para deixar isso harmônico e não acabar causando ruído visual. Atenção ao número de palavras, tamanho da fonte, tipo de fonte, alinhamento do texto e não esqueça, menos é mais. - Conteúdo visual:
Imagens, vídeos, ilustrações, todos os conteúdos visuais no sentido literal, devem contar uma história. Filtros, carrosséis, reels, live, tudo deve estar de acordo com a identidade visual e conversar entre si, contando uma história.
Não é apenas escolher o conteúdo, mas incluir a sua autenticidade, decidir a mensagem que deseja passar em cada detalhe e pensar na hierarquia de informação (qual fica em primeiro plano, qual palavra deve ser destacada? qual cor realçar mais?)
7 dicas de fotografia para enaltecer o seu produto ou serviço com o Storytelling Visual
O Storytelling sem dúvida vem ganhando seu espaço, pois somos seres humanos e amamos uma boa história. Mas se engana quem pensa que o Storytelling está apenas nos textos, legendas, vídeos…
Você já ouviu falar de Storytelling Visual? Pois é, quando eu digo que TUDO EM VOCÊ COMUNICA, eu falo sério. As imagens também contam histórias, e as marcas que conseguirem comunicar melhor em todos os pontos de contato com a sua audiência, ganharam destaques e estão na mente dos consumidores cada vez mais.
Compartilho aqui algumas dicas que eu acredito ser muito importante para contar uma história através dos detalhes de uma imagem, seja ela de um produto ou fotos que você escolhe para o seu perfil aqui.
- Antes de começar a fotografar, lembre-se de qual história quer contar através daquela foto?
- Qual cor representa a sua marca? Destaque ela quando estiver fotografando ou buscando fotos para representar a sua marca.
- Iluminação é tudo, se for natural melhor ainda. A luz quando bem aplicada ajuda você a intensificar as cores e as formas do seu produto.
- Atenção aos objetos e elementos que vão ajudar a compor as suas fotos, a maior parte das vezes menos é mais, objetos e elementos que não estão de acordo com a sua identidade visual devem ser evitados para que não aconteça ruído visual.
- Os filtros podem ajudar, como podem prejudicar. Por isso, cuidado ao utilizar filtros que não estão de acordo com a sua identidade visual ou que modificam muito a realidade do produto.
- Tudo comunica, tudo que mencionei anteriormente, cenário, cor, luz, filtros, objetos, ou seja, tudo deve ter um propósito. A união desses itens deve contar uma história sobre a tua marca.
- E por último, apresentar o seu produto, serviço de forma atraente e criativa requer muita técnica, treino, “olho”, pesquisas e paciência. É um exercício que deve ser feito e aprimorado diariamente!
4 Dicas práticas de Storytelling Visual
De acordo com a Brain Rules, três dias após ler uma informação sem imagens, você se lembrará apenas de 10% dela. Já se houver uma imagem relevante vinculada a essa informação, você se lembrará de 65% dela. Chocante a diferença, não?
Mas Carol, porque você está falando isso? Como o assunto é Storytelling visual, e essa é uma tendência que vai crescer cada vez mais. O visual importa sim, as imagens que você escolhe para colocar no seu Instagram, Facebook, Site, Pinterest, estão representando a sua marca.
Por isso, refleta sobre as imagens que estão representando a sua marca e busque criar um Storytelling Visual de acordo com a proposta da sua marca! Veja essas 4 dicas aqui:
- Dica 1 Legendas nas imagens:
Imagens contam histórias, mas aconselho você colocar uma legenda para desencadear uma conversa ou reflexão.
- Dica 2 Esteja presente em redes sociais visuais:
Não basta ter conteúdo bom, você precisa fazer uma boa distribuição dele. Redes sociais específicas de imagens como o Pinterest são uma ótima rede de distribuição para conteúdos visuais. - Fotos antigas:
Utilizar fotos antigas da empresa, ou suas (de quando iniciou) conectam com a memória afetiva da sua audiência. - Frequência:
Não basta pensar no Storytelling Visual apenas em alguns posts, não basta escolher alguns vídeos, precisa ter recorrência, para ficar gravado na mente e no coração da sua audiência!