Como criar uma comunidade e ter mais engajamento? Por Carol Massiere.
Quer saber como criar uma comunidade?
Nós, seres humanos nascemos para viver em comunidade e é comum buscar pela sensação de pertencimento. E por aqui no digital não é diferente.
Muitas marcas já perceberam isso devido ao sucesso que muitas pessoas tem em influenciar sua comunidade a consumirem certos produtos e serviços.
Separei aqui algumas dicas para que você possa aplicar na construção da sua comunidade. As pessoas querem fazer parte de uma comunidade que entrega experiências e valores, presta atenção nessas dicas e veja a melhor maneira de colocar em prática para os seus seguidores:
- MARKETING DE CONTEÚDO:
O conteúdo relevante é a alma do negócio, pois é através dele que você vai atrair o seu público-alvo e despertar o interesse deles. Não é mais sobre postar foto dos seus produtos, mas sim ensinar, ser útil e trazer assunto relevantes para o seu público-alvo.
Dica: aposte em vídeos com conteúdos curtos e legendas mais diretas ao ponto.
- CONSISTÊNCIA:
Relacionamento é o segredo para construção de comunidade, por isso é importante que a sua audiência veja você por aqui com certa frequência. Não existe um número mágico de postagens por semana, ou de stories que você precisa gravar por dia para ser constante, mas também não vale aparecer por uma semana todos os dias e depois sumir por meses, precisa ter constância!
Dica: aposte em utilizar não só todas as ferramentas do Instagram como estar presente também em outras plataformas.
- SE CONECTE:
Fale para sua comunidade o que você acredita, quais são as suas dores e valores para que eles possam se conectar com você. Já percebeu que quando está perto de pessoas que pensam parecido com você o papo flui? No digital é a mesma coisa, a gente acaba olhando os stories, lives, consumindo o conteúdo daquelas pessoas que de alguma forma se conectam com a gente.
Dica: aposte em IGTVs não muito longos, lives e stories para expor a sua opinião sobre determinado assunto que seja relevante para a sua área.
- MOSTRE UMA SOLUÇÃO:
Depois de se conectar, o próximo passo é mostrar uma solução! Envolva a sua comunidade na construção do seu produto e serviço. Qual a solução que você ou o seu produto resolvem? Como você pode ser útil para a sua comunidade?
Dica: Aposte em caixinhas de perguntas para a sua comunidade responder sobre anseios e promova lives para apresentar seus produtos.
- ESTEJA DISPONÍVEL:
Ao criar uma comunidade e se conectar com ela é importante que você também esteja disponível para responder dúvidas, mostrar que se importa e estar sempre disposto a ouvi-la. Lembre-se que não é um monólogo, onde apenas um fala e o outro escuta, mas um diálogo. Por isso esteja atendo ao que a sua comunidade está falando, solicitando, quais as maiores dúvidas, maiores desejos, o que eles mais elogiam?
Dica: Aposte em responder as perguntas mais relevantes pelos stories e criar “destaques” para as mais relevantes.
Depois de criar uma comunidade, como ter engajamento?
Tão importante quanto criar uma comunidade é engajar ela com o seu conteúdo.
Agora me conta, qual desses passos você tem mais dificuldade?
Atrair?
Conectar?
Converter?
Não existe receita de bolo, é preciso testar, avaliar e corrigir o conteúdo constantemente.
O mais importante aqui é ter a estratégia para sua marca muito bem definida, se você não sabe onde quer chegar, se perderá facilmente entre tantos perfis.
Algumas dicas para ajuda você a engajar a sua comunidade:
Atraia as pessoas para o seu perfil!
Mas não qualquer pessoa, estude seu cliente e faça posts falando dos problemas que você sabe que eles tem e sobre a solução incrível que você oferece. Desta forma você irá atrair as pessoas certas para o seu perfil, aquelas que tem interesse no seu conteúdo, que possuem as dores e desejos que você ou o seu produto resolvem!
Envolva seus seguidores:
Seja solicita, ajude, inspire, ensine e conecte-se com as pessoas. Se apresente, fale sobre o que você acredita com paixão e mostre como você pode transformar a vida deles.
Deixe que os seguidores ajudem você em algumas escolhas ou na construção de produtos ou serviços. Faça com que eles se sintam parte do seu negócio!
Transforme seguidores em clientes:
Faça sua oferta e convide as pessoas a entrarem numa nova experiência com você. Aqui é a hora das pessoas se sentirem parte de algo, onde vocês irão se aproximar ainda mais através do seu produto ou serviço.
Para que os seguidores comprem de você, é necessário fazer ofertas! Mas fazer na hora certa, e não o tempo todo, sendo desta forma até chato.
Faça ofertas de vendas, depois de ter atraído, se conectado e envolvido os teus seguidores com o teu conteúdo e propósito da marca.
Como criar uma comunidade antes de lançar um produto? Siga os passos da Diem!
Vamos aprender com quem já fez, testou e deu certo?
Hoje compartilho aqui dicas de como a Diem fez para construir uma comunidade de 15.000 pessoas antes mesmo de lançar seu produto!
Criada no início de 2020, Diem desenvolve produtos digitais voltados para a saúde e o bem-estar das mulheres. Fundada pela Emma Bates.
Seu primeiro produto, um aplicativo, incentiva as mulheres a compartilhar suas experiências de saúde e bem-estar, ou seja, a comunidade é a chave para o Business deles.
Foi necessário muito trabalho, planejamento, estudo de mercado, análises e AÇÃO! Mas elas conseguirem! Por isso, tenho certeza que essas dicas vão dar um norte para você também criar a sua comunidade!
- Newsletter: elas faziam um resumo quinzenal de tudo no mundo da saúde da mulher que achavam interessante, com links para artigos, vídeos ou contas do Instagram.
- Ofertas Premium: Começaram a integrar outras iniciativas de construção de comunidade na Newsletter, como entrar na lista beta privada. E assim nasceram os primeiros evangelistas da marca.
- Tornando-se uma autoridade: Quando lançaram o Instagram, começaram a postar conteúdo realmente incrível e detalhado todos os dias da semana sobre questões de saúde e educação. Ficaram de olho em quantas pessoas estavam compartilhando aqueles conteúdos, pois era assim que a comunidade crescia, com a indicação para amigos!
- Uma mudança de rumo: Começaram a fazer coisas menos envolventes, mas mais interativas, como entrevistas, pergunte qualquer coisa com nossos consultores médicos, então as pessoas começaram a pensar em Diem como um lugar onde você pode fazer essas perguntas. Além de memes relevantes para a saúde – coisas facilmente compartilháveis.
- Uma campanha de referência viral: Uma semana antes de entrarem em beta público, lançaram uma campanha de referência em torno das mulheres que celebram suas “redes de sussurros”, ou seja, as cinco mulheres ou mais a quem sempre recorre quando tem problemas de saúde. Isso acabou viralizando e conseguiram cerca de 15.000 inscrições em seis dias.
- Integração lenta: Você precisa construir uma comunidade de uma boa maneira. Não adianta colocar 15 mil pessoas de uma vez dentro de um app, por isso elas estão fazendo isso por parte, colocando 400 pessoas por vez.
Lição: Comece pequeno, teste e modele seu produto da forma mais barata possível e vá evoluindo junto com os clientes.
Agora me conta, qual ponto você tem maior dificuldade que eu vou te ajudar?