Ter suas metas e objetivos claros, são a base para guiar você em qualquer jornada que irá iniciar!

Quando decidimos empreender, é preciso iniciar o projeto com metas e objetivos definidos. Eles vão ser o seu norte, para saber quais as direções seguir.

Por onde começar?

Que empreender é um desafio, todos sabem. Porém, ao se lançar sem ter metas e objetivos definidos, sem ter um propósito, torno tudo mais difícil. Deixo aqui algumas perguntas para guiar você nessa jornada:

1. Propósito: Qual “dor”/ necessidade você pode ajudar a melhorar/ satisfazer no mundo?

Ter seu propósito definido, vai ajudar você não só a identificar o que quer, mas também quando for necessário dizer não. Quando se tem o propósito definido, você diz não para o que não está indo de acordo com o propósito da sua marca, produto e/ou negócio.

2. Justificativa: por que você é a pessoa certa para fazer isso dessa forma?

Você toma decisões com base no que acredita, por isso tenha em mente o seu porque, a sua justificativa. Tenha claro quem é você, e porque você está fazendo o que está fazendo.

3. Missão: através de quais produtos e serviços você consegue alcançar seu propósito?

A sua missão é a sua razão de existir, porque a sua empresa existe, o que motiva o seu negócio.

Veja alguns exemplos de missões de grandes empresas:

  • Apple: Trazer a melhor experiência em computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores ao redor do mundo, com inovação em hardware, software e ofertas de internet.
  • Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo.
  • Disney: alegrar as pessoas.

4. Visão: Daqui há 10 anos você será reconhecida por qual feito relacionado a esse propósito?

A visão é sobre o futuro, onde você quer chegar, o que almeja conquistar? A visão ela pode mudar ao longo do tempo, diferente da missão, que normalmente não muda.

Veja a visão das empresas mencionadas anteriormente;

  • Apple: Proporcionar momentos em que uma palavra vale mil imagens.
  • Nike: Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas.
  • Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir criança.

Deu para entender?

Conclusão

Tenha essas perguntas enraizadas no seu ser para que elas sejam o motor da sua jornada! Certamente elas sofrerão alterações no caminho mas a base não se perderá!

Não é mais sobre o produto, é sobre o propósito do seu produto!

Para se chegar a algum lugar é preciso questionar onde você quer ir. 🖤

Carolina Massiere