Sobre a exposição na internet por Carolina Massiere.

Atualmente a presença digital já não é mais uma escolha. Todavia a forma como nos posicionamos aqui pode ter sim um peso imenso sobre nossa realidade. Essa adaptação vem sendo lapidada com o tempo, no entanto o que sabemos com certeza é que precisamos encontrar o quanto antes uma forma efetiva de comunicar nossos valores. Sobretudo de uma maneira que isso não represente um ataque a alguém.

A realidade é que o virtual está deixando claro para nós que não há uma verdade absoluta, somos diversos, somos indivíduos vivendo no coletivo, somos múltiplos, somos diferentes e também somos todos desejantes de um espaço para nos colocarmos e sermos aceitos. Cada um tem o direito de se conectar a ideias e valores mais próximos da sua realidade, desde que isso não represente uma invasão a liberdade do outro.

Antes de mais nada, de expor qualquer coisa na internet, antes de qualquer ação nas redes sociais, vale se perguntar: estou sendo empático, humilde e generoso suficiente ao agir desta forma? Existe alguma forma de passar essa informação sem usar de violência na comunicação?

Minha opinião e a forma como estou colocando irá ajudar, contribuir positivamente a vida dessa pessoa? Ou estou apenas querendo despejar nela o lixo que me pertence, causando um enorme desserviço a comunidade?

A exposição na internet e como isso tem afetado as pessoas é assunto sério e precisa ser falado. Compartilho aqui com vocês algumas perguntas que eu mesma me faço antes de postar e que me ajudam muito! Espero que possa ajudar vocês também.

Aqui estão as perguntas que eu faço:

  1. Não tenha medo da opinião alheia, afinal opinião cada um tem a sua.
  2. Antes de postar pense, tenha cautela com a forma que você emite a sua opinião.
  3. Não se omita, nem se isente de emitir a sua opinião. Porém tenha responsabilidade e a maturidade de buscar se informar e entender o que está falando caso te perguntem mais.
  4. A forma que você fala, diz muito sobre você também, por isso cuidado!
  5. Se errar peça desculpas, se retrate.
  6. Se pergunte antes de postar se o momento é apropriado para postar aquilo.
  7. Para não perder sua autenticidade, esteja firme com quem você é. Tenha em mente qual é o objetivo maior da postagem e não ligue para o que as pessoas irão pensar.
  8. Não deixe que o ruído da opinião alheia silencie a sua voz interior.
  9. Você não precisa ter opinião formada sobre tudo, apenas dos assuntos que deseja falar. Não dar a sua opinião sobre determinado assunto que não deseja, também é um posicionamento.
  10. Por fim tenha coerência, aja conforme o que você pensa. Pergunte-se, estou sendo coerente com quem eu sou? Isso condiz com o que eu sou?